A equipe do Hospital Municipal de Araucária (HMA) começou o ano com certificação nova. Afinal, logo após completar seus quatro anos de existência, a instituição acaba de conseguir um feito de poucos hospitais no Brasil, o certificado de Hospital Acreditado Pleno.

Um hospital com este reconhecimento é preparado de forma a oferecer aos seus usuários garantia de atendimento qualificado, com boa infra-estrutura, equipamentos e gerenciamento de qualidade.

No país, em um universo de aproximadamente sete mil hospitais, apenas 52 instituições de saúde possuem Acreditação Plena, segundo a Organização Nacional de Acreditação (ONA), órgão que avalia a qualidade dos hospitais para concessão dos certificados. Na região Sul são apenas sete. Estes números representam a relevância desta certificação e atestam a qualidade dos serviços prestados pelo HMA.

A conquista deste título é resultado de um trabalho que acontece desde a abertura do hospital, quando todas as atividades foram estruturadas com foco em qualidade na assistência, segurança do paciente e colaborador, interação de processos e melhoria contínua.

De acordo com o médico e diretor geral da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), Cláudio Bednarczuk, este reconhecimento impacta de forma direta no tratamento ao usuário, pois garante que o paciente receba atendimento baseado em padrões e protocolos gerenciados. “A acreditação é sinônimo de organização. Há um trabalho realizado com parâmetros direcionados por metas e protocolos, tornando o atendimento mais confiável. Partindo desde a administração da medicação correta até a realização segura de uma cirurgia. Isso, devido à interação dos processos dentro do hospital,” explicou.

Ainda em 2010, o HMA já se tornava pioneiro, quando conquistou o título de primeiro hospital público acreditado do Paraná, que avaliou o quesito segurança. Portanto, segundo a diretoria da instituição, este novo reconhecimento coloca o atendimento prestado à população do município no posto de tratamento seguro e com alto padrão de qualidade.

Já para 2013, a instituição tem como meta buscar o nível três deste reconhecimento, o qual a poderá atestar como Hospital Acreditado com Excelência, a mais alta certificação hospitalar no país.