Termina no dia 30 de setembro o prazo para que as instituições de ensino (hospital de ensino, Secretarias Municipais ou Estaduais de Saúde) e também hospitalares inscrevam-se no Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (Pró-Residência). O governo federal vai conceder incentivo que varia de R$3.000,00 a R$7.000,00 por residente/mês, de acordo com a Região do País durante o período de vigência do Programa de Residência Médica para manutenção permanente de bibliotecas e salas de estudo, incremento de pontos de acesso à Internet e qualificação da preceptoria, além de adequações em hotelaria, aquisição de materiais e insumos necessários ao funcionamento dos PRM.

Abaixo está o documento instrutivo para participação na seleção do programa pró-residência assim como orientação para acessar o edital nº 18, discutido na última reunião da Confederação Nacional de Saúde, no dia 14 de setembro.

Duas portarias complementares estão sendo editadas. Uma portaria diz respeito ao Incentivo de Apoio à Formação de Especialistas em Áreas Estratégicas e Regiões Prioritárias no SUS, possibilitando financiamento de capital e custeio para hospitais que abram pelo menos 10 novas vagas de residência médica, estejam inseridos nas Redes de Atenção à Saúde e sejam certificados como de ensino ou não. Uma outra portaria é para estimular a ocupação de vagas dos Programas de Residência de Medicina de Família e Comunidade.

Metas do Pró-residência

1. Ampliação de 1.000 novas vagas de residência médica por ano até 2014

2. Ampliação 800 vagas de residência multiprofissional por ano até 2014

3. Qualificar 1000 preceptores

Fonte: Ministério da Saúde