adauto botelhoO Hospital Colônia Adauto Botelho, em parceria com a Prefeitura Municipal de Pinhais, realiza nesta terça-feira e quarta-feira (23 e 24) o II Encontro de Reflexão da Saúde Mental. Após 23 anos da primeira edição, o encontro discute o novo modelo de atendimento em saúde mental que está sendo desenvolvido no Paraná.

Antes da reforma psiquiátrica, o hospital era o principal local de atendimento a pacientes com transtornos mentais. A política de saúde mental baseava-se no princípio do isolamento, sem a devida preocupação com a reinserção social do paciente após a alta médica.

Para o diretor do HCAB, Osvaldo Tchaikovski Jr, com a mudança no modelo de atendimento, a prioridade é tratar os pacientes de forma mais próxima da família, preferencialmente em serviços extra-hospitalares, como Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e unidades de acolhimento. “Os antigos manicômios viraram hospitais psiquiátricos e oferecem tratamento para pacientes em situações mais graves ou que necessitam de um período de internamento para desintoxicação”, explica.

A apresentação desse novo papel do hospital psiquiátrico dentro da rede de atenção psicossocial é um dos temas do evento. Segundo o superintendente de Unidades Hospitalares Próprias da Secretaria da Saúde, Charles London, o encontro é um momento importante para trocar experiências e apresentar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela equipe multiprofissional da unidade.

“Após a reforma psiquiátrica, o atendimento em saúde mental ainda está em processo de adaptação e aperfeiçoamento, por isso é essencial que se conheça experiências exitosas já existentes, tanto na área hospitalar quanto na área ambulatorial”, destacou London.

O próprio Hospital Colônia Adauto Botelho já desenvolve atividades inovadoras na área de assistência à saúde mental. Além do tratamento medicamentoso, a unidade oferece atividades lúdicas, oficinas de arte, música, artesanato e ainda mantém um laboratório de informática voltado para a inclusão digital dos pacientes.

REDE – Durante o evento, o chefe do departamento de Atenção às Condições Crônicas da Secretaria, Juliano Gevaerd, também a apresentou como está o andamento da implantação de Rede de Atenção Integral à Saúde Mental no Paraná. “Estamos fortalecendo a atenção primária, capacitando os profissionais de saúde e organizando a rede assistencial para garantir atendimento de qualidade em cada região do Estado”, afirma.

saOutro grande ponto da implantação da rede é a inclusão dos leitos em saúde mental no Complexo Regulador Estadual, que gerencia e encaminha os internamentos em todo o Paraná. “É importante mostrar aos profissionais dos municípios em que situações o internamento é indicado. Muitas vezes um paciente que poderia ser tratado em um CAPS era encaminhado para um hospital”, ressalta Gevaerd.

REFERÊNCIA – O Hospital Colônia Adauto Botelho, localizado em Pinhais, é a principal referência para pacientes do Litoral, Curitiba e Região Metropolitana. Fundado em 1954, nos últimos anos o hospital se tornou referência nacional em alternativas terapêuticas que reintegram o paciente à sociedade.

Fonte: Sesa