Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no Sul do país ganharam um reforço na luta contra o câncer. Com tecnologia de ponta que garante a realização de cirurgias minimamente invasivas, o Hospital Erasto Gaertner (HEG), situado no Paraná, expandiu o seu Parque Tecnológico do Serviço de Endoscopia Terapêutica, marcando a ampliação dessa assistência para a rede pública. A apresentação dos novos recursos médico-hospitalares ocorreu nesta quinta-feira (01/06), no Espaço Nara Timm da Rede Feminina de Combate ao Câncer, instalado no HEG. O presidente da FEMIPA, dr. Charles London, esteve presente na inauguração, salientando que essa é uma enorme conquista para os pacientes do SUS e para a instituição. Ele também destacou que o HEG é fundamental na rede de assistência à saúde do Paraná e que o incansável trabalho realizado pelo hospital faz toda a diferença para os brasileiros, salvando muitas vidas.

A renovação pontua a chegada de equipamentos de alto desempenho para o oferecimento de procedimentos endoscópicos avançados, consolidando a referência de tratamento oncológico na Região Sul. Os equipamentos estão sendo classificados como entregues para a endoscopia terapêutica, mas também contribuirão com a radiologia intervencionista. Representam um significativo progresso no tratamento e nos procedimentos minimamente invasivos feitos por via endoscópica, sem a necessidade de um corte aparente.

O investimento para a modernização totalizou R$ 2,5 milhões, aportados por repasses tramitados na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) com o apoio da mesa diretora do período 2021-2022, representada pelo deputado Ademar Traiano, Luiz Claudio Romanelli, e também do deputado Alexandre Curi. O investimento foi viabilizado por meio de um convênio com a Secretaria de Estado de Saúde do Governo do Paraná.

“Há uma relação custo-benefício bastante positiva nesse investimento. Procedimentos minimamente invasivos evitam cirurgias maiores, diminuem tempo de recuperação e permanência hospitalar e permitem um retorno mais precoce do paciente ao trabalho. Economicamente, o retorno que proporciona é maior do que o custo da aquisição do equipamento”, ressalta Dr. Eduardo Bonin, médico endoscopista digestivo no Erasto Gaertner. Entre os procedimentos que poderão ser executados pelo Serviço, estão a retirada de lesões que representam risco de câncer ou estágio inicial de tumor e drenagens (derivações) do desvio da bile, no caso de tumores do pâncreas. “Podemos também fazer tratamentos de complicações pós-cirúrgicas do trato digestivo. São várias as aplicações. Estaremos na vanguarda de procedimentos endoscópicos, não apenas no Paraná, mas também no Sul do Brasil ”, salienta Bonin.

Referência

A expansão do Serviço de Endoscopia Terapêutica visa a tornar o Hospital Erasto Gaertner o maior centro de intervenção endoscópica e mini-invasiva na Região Sul e um dos grandes centros médicos brasileiros voltados para a assistência, ensino e pesquisa dessa especialidade no país no âmbito do SUS.

O incremento possibilitará a ampliação dos projetos ensino e pesquisa em oncologia e assistência de alta complexidade já vigente e custeada pela instituição.

A meta do projeto visou a adquirir e instalar equipamentos permanentes com aparelhos adequados para acolher pacientes oncológicos elegíveis aos procedimentos.

A endoscopia terapêutica destaca-se dentre as especialidades mais promissoras em oncologia digestiva, pois é benéfica para pacientes que possuem tanto câncer digestivo precoce quanto avançado.  “O benefício do tratamento endoscópico envolve também a questão humana e médica, por ser um procedimento menos doloroso ou por poupar uma mutilação. Todo esse esforço alinha-se à missão do Erasto, que é prestar uma assistência acolhedora e humanitária aos seus pacientes”, finaliza Bonin.

Agradecimentos e presenças

O Hospital Erasto Gaertner agradece aos envolvidos que contribuíram para essa conquista. Na ocasião, foi entregue uma placa de agradecimento para o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e o diretor da SESA, Dr. Cesar Neves e para os deputados Ademar Traiano, Luiz Claudio Romanelli, Alexandre Curi e Maria Victória.

Fonte: Hospital Erasto Gaertner