O Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), de Curitiba, associado a FEMIPA no Paraná, concluiu a reforma e ampliação do seu centro cirúrgico após dois anos e meio de obras.

A revitalização e ampliação contempla salas equipadas com alta tecnologia, novas áreas de indução e recuperação anestésica, além de espaços de convivência com vista panorâmica da cidade, projetadas para unir inovação e cuidado.

“Mais do que paredes novas, tecnologias avançadas e ambientes modernos. Cada cirurgia é tratada como um ato de amor e cada paciente, como único”, destaca a diretora-geral do HNSG, Ir. Maria de Fátima Sobral.

As obras tiveram início em maio de 2023 e mobilizaram mais de mil profissionais. Para a idealização desse novo espaço, foi necessário aumentar mais um andar do prédio principal – área que abriga a nova estrutura.

Totalmente revitalizado, o novo centro cirúrgico conta agora com 2.857,82 m², sendo 1.200,80 m² reformados e 1.657,02 m² ampliados. São 11 salas cirúrgicas convencionais, 1 sala híbrida de hemodinâmica, 2 salas de cirurgia robótica, e 16 leitos de recuperação pós-anestésica (RPA). Um aumento de 4 salas cirúrgicas e 4 leitos em relação à estrutura anterior.

Um dos destaques é o espaço “HNSG Tech”, que reúne as recentes aquisições tecnológicas do hospital, como o Robô Da Vinci Xi e ecossistema Medtronic – composto pelo navegador S8, a imagem intraoperatória O-ARM2 e microscópio Leica Glow800. Esses equipamentos permitem visualização em tempo real e em três dimensões, conferindo ainda mais precisão em cirurgias complexas, especialmente no cérebro e na coluna.

Manter o hospital em pleno funcionamento durante os 925 dias de obras foi um dos maiores desafios. Nesse período, o Centro Cirúrgico permaneceu ativo, realizando 33.597 cirurgias e 1.220 procedimentos robóticos.

Para diminuir o impacto sonoro ao longo da obra, o hospital adotou medidas como pausas a cada meia hora, execução dos serviços apenas em horário diurno e distribuição de protetores auriculares a pacientes e acompanhantes. “Nada disso seria possível sem a dedicação de todos – colaboradores, corpo clínico, diretores e parceiros e dos nossos pacientes, que conviveram com ruídos, bloqueios e mudanças, mas seguiram, confiando e criando expectativas para este dia em que inauguramos esse novo espaço”, destaca o diretor-executivo do HNSG, Alex Marques.

Conforto e acolhimento

O novo bloco cirúrgico também reflete o compromisso do HNSG com o bem-estar e a experiência do paciente. Cada escolha do projeto foi pensada para criar um ambiente acolhedor, humanizado e capaz de transmitir calma e proximidade ao paciente.

O projeto foi assinado pela arquiteta Simone Carneiro Ramos, executado pela RAC Engenharia, com coordenação da Gerenciadora de Projetos e Obras Stecla Engenharia e do setor de Arquitetura e Obras do HNSG, contando ainda com o envolvimento direto de diversas áreas do Hospital.

 

Fonte: Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG)