O Hospital Santa Casa realizou na madrugada dessa quarta-feira (26) mais uma  captação de múltiplos órgãos para transplantes. O doador foi um rapaz de 27 anos, vitima de acidente de trânsito, que estava internado há alguns dias no HSC. A morte encefálica foi confirmada ontem (25) através de exames realizados pelo intensivista da UTI Dr. Paulo Schiavetto juntamente com uma equipe médica especializada da instituição, seguindo rigorosamente todos os itens descritos no protocolo específico.

Segundo a enfermeira Michela Zandonadi do HSC, a morte encefálica do paciente foi diagnosticada e os familiares foram comunicados pelos médicos e num segundo momento, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) solicitou a autorização da família para a doação. Desde o início do processo, a Comissão de Procura de Órgãos para Transplante de Maringá (COPOT) acompanha o processo com a CIHDOTT, verificado os possíveis receptores para os órgãos doados com a Central de Transplantes do Estado do Paraná.

A CHIDOTT do Hospital Santa Casa de Campo Mourão, com mais essa captação, tem beneficiando pessoas que estão à espera de um transplante. O trabalho para a retirada dos rins e coração do doador, contou com o apoio de uma equipe de Maringá coordenada pelo Dr. Aissar Eduardo Nassif e os tecidos oculares (córneas) foram captados pela enfermeira Graziela Galvani do HSC.

O HSC mantêm um programa de incentivo a doação de órgãos através de várias campanhas, inclusive com emissão do cartão do doador, com mais de cinco mil cartões  emitidos. A solicitação do cartão também pode ser feita através do site do Hospital Santa Casa de Campo Mourão.

Fonte: Assessoria de Imprensa HSC