Em iniciativa da Federação Brasileira de Hospitais, com apoio da Associação dos Hospitais do Paraná, será realizada em São Paulo, no dia 1.º de março próximo, reunião aberta às instituições hospitalares para discutir sobre o novo Padrão TISS 3.0, cujo prazo para implantação é 30 de novembro próximo.

O objetivo do encontro é analisar todo conteúdo do novo padrão para Troca de Informações na Saúde Suplementar, além de sanar dúvidas e prestar esclarecimentos que forem necessários, bem como desenvolver um programa com bastante antecedência, de modo que todos os prestadores estejam utilizando o novo padrão até dois meses anterior ao prazo limite.

A reunião terá a participação do Grupo de Trabalho responsável pela elaboração do sistema e representantes da ANS. O local e horário serão informados em breve. Interessados devem encaminhar e-mail para julia@fbh.com.br, manifestando interesse em participar da reunião para garantir a inscrição, indicando ainda o nome da entidade hospitalar, o nome do representante, telefone e e-mail para contato.

Em caso de dúvida, contatar a Ahopar ou Fehospar pelo fone (41) 3254-1772.

Padrão TISS – versão 3.0

A nova versão do Padrão TISS está vigente desde 09/10/2012, conforme a Resolução Normativa – RN 305 de 08 de outubro de 2012 e a Instrução Normativa – IN nº 51 de 08 de outubro de 2012, da Diretoria de Desenvolvimento Setorial – DIDES. A evolução do Padrão TISS avança na Interoperabilidade entre os sistemas de informações, na otimização dos recursos e na redução dos custos. O Padrão TISS é o padrão obrigatório para Troca de Informações na Saúde Suplementar, dos dados de atenção à saúde.

A construção da versão 3.0 contou com a participação da sociedade, através da Consulta Pública nº 43, e da atuação do Comitê de Padronização de Informações da Saúde Suplementar – COPISS e de seus grupos de trabalho, que contam com representantes de operadoras e de prestadores de serviços de saúde.

A versão 3.0 do Padrão TISS complementa o processo de faturamento, com ampliação da Terminologia Unificada da Saúde Suplementar e inclusão das terminologias de diárias, taxas, gases medicinais, medicamentos, materiais e órteses e próteses, além de, padronizar as rotinas de recursos de glosa. As operadoras também enviarão os dados do Padrão TISS à ANS em conformidade ao estabelecido nos componentes do Padrão TISS.

A partir desta versão as operadoras de planos privados de assistência à saúde e seus prestadores de serviços de saúde devem disponibilizar sem qualquer ônus, os dados de atenção à saúde do Padrão TISS, solicitadas pelo beneficiário, por seu responsável legal ou ainda por terceiros formalmente autorizados por eles, atendendo os requisitos de segurança e privacidade do Padrão TISS. Com a disponibilidade dos dados de atenção à saúde para os beneficiários, reduz-se a assimetria de informações atual, cirando as bases para implementação no futuro do registro eletrônico de saúde dos beneficiários de planos privados.

O prazo limite de implantação do Padrão TISS – versão 3.0 é 30 de novembro de 2012.

Fonte: FBH e Ahopar