Médicos da Irmandade da Santa Casa de Londrina (ISCAL) comemoram a formatura da primeira turma de residentes da Cirurgia Geral. Os seis novos cirurgiões concluíram a residência nesse início de ano, celebrando com missa e entrega de certificados no próprio Hospital Santa Casa de Londrina.
Presidida pelo coordenador da Residência Médica na ISCAL, Ascêncio Garcia Lopes Jr., a solenidade, rica em detalhes e homenagens, emocionou familiares, amigos e preceptores da Residência.Um toque de humor marcou a participação do formando Paulo Roberto Curi Frascarelli Filho. Em prova para outra residência fora de Londrina, ele foi representado por um boneco.
Destinos – Os novos cirurgiões gerais, agora seguem os estudos, especializando-se em outras áreas cirúrgicas. Dois deles continuam em Londrina: Igor Schincariol Perozin foi aprovado para a  residência em Cirurgia Vascular na própria ISCAL; e Gabriel Libanori Ferreira aceitou convite para integrar uma equipe de cirurgia por vídeo na cidade. Guilherme Zappelini Zanette segue para a residência em Cirurgia Torácica na Santa Casa de Porto Alegre (RS). Karina Miura da Costa escolheu o Hospital Regional Homero de Miranda Gomes, em São José (SC), para residência em Cirurgia Vascular. Roberto Henrique Camassa Neto aguarda resultado de prova para Cirurgia Vascular e Paulo Roberto Curi Frascarelli Filho aguarda resultado para residência em Cirurgia Plástica.

Sete residências – Já na terceira turma, a Residência Médica em Cirurgia Geral foi a primeira da instituição a ser credenciada junto a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) do MEC, em 2011. Um ano depois, veio o credenciamento para as residências em Cirurgia Vascular e em Ortopedia/Traumatologia que estão na segunda turma. A formação de médicos na ISCAL começou em 2005 com as primeiras residências – Neurocirurgia e Nefrologia – reconhecidas por suas respectivas Sociedades Brasileiras. A Cardiologia e Cirurgia Cardíaca também formam especialistas na ISCAL, com reconhecimentos de suas Sociedades. E em breve, a ISCAL abrigará também os estudantes de Medicina da PUC – Londrina que usará a estrutura como seu hospital-escola.