O representante da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), Mirocles Veras, o Presidente da Frente Parlamentar de apoio às Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas na área de saúde, Antonio Brito e o deputado Jaime Martins (PR-MG), reuniram-se na quarta-feira (05) com o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Fontes Hereda.

Na ocasião, o presidente da Caixa Econômica, Jorge Fontes, anunciou que a nova linha de crédito BNDES Saúde, para reestruturação das santas casas e hospitais filantrópicos entrará em atividade no dia 1º de outubro. A negociação para a linha de crédito teve participação fundamental da CMB e da Frente Parlamentar apoio às Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas.

A Caixa deverá ser o principal agente financeiro da linha proveniente do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), através do programa BNDES Saúde.

De acordo com o representante da CMB, Mirocles Veras, essa linha de crédito dará condição aos hospitais renegociarem suas dívidas junto aos fornecedores, pagarem seus tributos, possibilitando a emissão da Certidão Negativa de Débito e assim pleitear investimentos. Mirocles frisa que esta linha possui a mesma facilidade de operação como a da Caixa Hospital, pois a burocracia é menor.

Na oportunidade, o Presidente Hereda informou aos parlamentares que a Caixa já estuda, também para outubro, a reestruturação na linha de crédito do Caixa Hospitais, programa também dedicado ao segmento, visando alongar o prazo de pagamento e a diminuição na taxa de juros.