paralisação médicosAcompanhando a mobilização nacional debatida ao longo da última semana em função, entre outros assuntos, da MP 621, a classe médica paranaense decidiu pela paralisação de atendimento durante todo o dia 23 de julho, próxima terça-feira. A ação engloba consultas e procedimentos eletivos particulares, serviços públicos e planos de saúde, sendo preservados os atendimentos de urgência e emergência.

É importante que cada profissional, instituição ou clínica entre em contato com seus pacientes para cancelar/reagendar consultas e procedimentos e aproveite a oportunidade para esclarecer os motivos da paralisação. As entidades produziram material informativo (acesse o link para visualizar e imprimir) voltado à população que será distribuído na Assembleia e também disponibilizado nos meios digitais (site e Facebook do CRM-PR). Informações sobre o local e horário da manifestação de terça-feira (23) serão divulgadas no dia 22.

As reivindicações da categoria são pela derrubada dos vetos à regulamentação das competências médicas (Lei do Ato Médico) e da MP 621 (que institui o programa Mais Médicos) e por mais investimentos do governo na saúde (defendido pelo projeto Saúde +10), além de melhores condições de trabalho e criação de plano de carreira para os médicos do SUS.

A paralisação se repetirá nos dias 30 e 31 de julho, de acordo com o calendário proposto pela Federação Nacional dos Médicos e aprovado pelas entidades nacionais em reunião na quarta-feira, 17. No Paraná, a classe está em estado de greve e assembleia permanente, tendo votado (com apenas um voto contrário) pela paralisação por tempo indeterminado em AGE realizada na última terça-feira, 16. Sendo assim, os médicos paranaenses estão convocados para nova reunião no dia 22 para votar se a paralisação no Estado se estenderá do dia 23 até o dia 31 ininterruptamente ou se será mantido também calendário da FENAM.

Fonte: CRM-PR