Documentos e informações históricas sobre a saúde pública do Paraná serão disponibilizados para pesquisa no Governo Digital, portal de serviços do Governo do Estado. O acervo digital da Rede Paranaense de Preservação da Memória da Saúde Pública do Paraná (Rede Memória) foi lançado pela governadora Cida Borghetti nesta terça-feira (11) e compreende um período de 38 anos, de 1951 a 1989. O presidente da Femipa, Flaviano Feu Ventorim, participou do lançamento.

A ideia do projeto é incentivar a pesquisa e a reflexão sobre a saúde pública no Paraná e os avanços conquistados ao longo das décadas. O arquivo físico, que existe desde setembro de 2017, passa a ser digital e todos os documentos podem ser acessados pela internet, tanto pelowww.governodigital.pr.gov.br como pela página do Departamento Estadual de Arquivo Público www.arquivopublico.pr.gov.br.

“Além de trazer para mais próximo da população os serviços da administração estadual, o Governo Digital agora também abriga anos de história da saúde pública paranaense”, disse a governadora. “Estamos usando a tecnologia e a informação para preservar a memória do Estado, que contribui para avançar em uma política de atenção à população”, afirmou Cida.

São 63 caixas de arquivo, que somam nove metros lineares, com contratos, pareceres jurídicos, acordos, convênios, dados estatísticos. Também há 93 livros originários de hospitais e sanatórios do Paraná e a documentação referente à Campanha Nacional Contra a Tuberculose promovida pelo Estado da Guanabara nos anos 1950.

PROFISSIONAIS E SANITARISTAS – A Rede Memória é um importante instrumento para preservação da história e das memórias dos profissionais que trabalharam na saúde pública do Estado em uma época com poucos recursos e marcada, inclusive, pela escassez sanitária.

O secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi, explicou que com o material é possível acompanhar a trajetória de sanitaristas que construíram a saúde pública no Paraná. “Um país que não tem memória não faz história. E nós preservamos a história da Secretaria da Saúde com este arquivo, lembrando de todos os atores do passado, do presente e do futuro, que também irão compor este acervo”, afirmou.

Coordenador do projeto dentro da secretaria, Márcio José de Almeida, destacou que o Estado pode utilizar os materiais do arquivo para consultar campanhas sanitárias realizadas em décadas passadas e ajudar a melhorar as estratégias de saúde. De acordo com ele, os hospitais e outras unidades administrados pela pasta também podem fazer a preservação de sua memória.

MEMÓRIA PÚBLICA – Para o coordenador do Governo Digital, Marco Aurélio Barbosa, o portal pode se tornar uma importante ferramenta de manutenção da memória pública, facilitando o acesso da população aos arquivos do Estado. “A ideia é disponibilizar o acesso aos catálogos, trabalhos e estudos que são produzidos pelo Governo do Estado. Muito do que existe no Arquivo Público pode ser acessado mais facilmente pelo Governo Digital”, disse.

HISTÓRIA – A pasta da Saúde foi criada em 1886 para fiscalizar o exercício da medicina e as condições de higiene. Em 1947 foi elevada à categoria de Secretaria de Estado da Saúde e Assistência Social. A atual nomenclatura, Secretaria de Estado da Saúde, é de 1987.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade a diretora do Arquivo Público do Paraná, Maria da Graça Simão; o diretor-geral da Secretaria da Saúde, Sezifredo Paz; o superintendente de Atenção à Saúde, Juliano Gevaerd; e as pesquisadoras do Arquivo Público Marina Braga e Rosalice Benetti.