Na noite desta terça-feira (12), o presidente da CMB, Mirocles Véras, abriu oficialmente o 33º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. A solenidade contou com a presença do Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin, do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas, deputado Antonio Brito, além de lideranças de todo o país. O presidente da FEMIPA, dr. Charles London; a diretora de Relações Institucionais, Rosita Marcia Wilner; o diretor administrativo e financeiro, Paulo Becker; e mais de 60 representantes de santas casas e hospitais filantrópicos do Paraná também marcam presença no evento, um dos principais encontros do setor filantrópico de saúde no Brasil.

Com uma rica programação até o dia 14 de agosto e tema principal “Além do cuidar, somos voz. O paciente no centro do debate”. Ao longo da programação, o encontro vai debater políticas públicas, sustentabilidade financeira e inovação, com painéis sobre reforma tributária, contratualização, telessaúde, certificações, comunicação institucional e liderança com propósito.

Em seu discurso, Mirocles destacou que o setor filantrópico responde por mais de 50% dos atendimentos de média e alta complexidade do SUS e reafirmou que “não há futuro para o SUS sem fortalecer quem acolhe, cuida e entrega”. Ele também lembrou avanços como a Lei nº 14.820/2024, resultado do diálogo institucional da CMB, que garante a revisão periódica dos valores pagos pelo SUS.

Ao encerrar a abertura, o presidente da CMB reforçou: “Que sejam dias intensos, de troca e de construção, reafirmando nosso propósito de cuidar com excelência e atuar com coragem”.

Fonte: CMB