Lançado em 2022, o programa de educação continuada em saúde infantojuvenil do Hospital Pequeno Príncipe, o Multiplica PP, passa a oferecer cursos de pós-graduação a partir deste ano. Os dois primeiros vão abranger conteúdos nas áreas de Fisioterapia em Terapia Intensiva: Atuação Pediátrica e Neonatal e Saúde Física e Mental do Adolescente. Ambos já estão com as matrículas abertas, e as aulas estão previstas para começar no mês de março.

No curso de Fisioterapia em Terapia Intensiva, que inicia no dia 1.º de março, os alunos terão oportunidade de especializar-se no manejo do paciente crítico pediátrico e neonatal em UTIs, desde a avaliação inicial e o atendimento diário até a sua alta. Com uma carga horária de 360 horas, as aulas serão online, com encontros mensais às sextas-feiras, das 19h às 20h40, e aos sábados, das 8h às 17h20.

O curso também oferece a opção de ampliar o aperfeiçoamento com a realização de mais 80 horas de estágio presencial, com experiência in loco e contato direto com o ambiente de UTI do Pequeno Príncipe. O Serviço de Fisioterapia do Hospital existe há mais de 30 anos e atende pacientes de alta complexidade das mais diversas especialidades clínicas.

Aula magna

Para inaugurar o primeiro curso de pós-graduação, o Multiplica PP preparou uma aula magna online, aberta e gratuita, sobre o manejo fisioterapêutico no paciente pediátrico em ECMO (terapia de oxigenação por membrana extracorpórea). A tecnologia substitui temporariamente a função do coração e dos pulmões por meio de tubos, bombas, aquecedores e oxigenadores instalados fora do corpo, permitindo que o paciente poupe esses órgãos enquanto reestabelece o funcionamento normal dos seus próprios órgãos.

O grande diferencial dessa terapia é a equipe multidisciplinar que atua diretamente nos cuidados com o paciente. O papel do fisioterapeuta nesse processo é de fundamental importância. Esse conteúdo faz parte da grade do curso Fisioterapia em Terapia Intensiva: Atuação Pediátrica e Neonatal. A aula, com certificado, será realizada no dia 27/2, a partir das 20h. As inscrições podem ser feitas pelo site:

https://multiplicapp.org.br/.

Adolescência

Previsto para começar em 8 de março, o curso de Saúde Física e Mental do Adolescente será 100% online, com aulas ao vivo, às sextas-feiras à noite e aos sábados de manhã, a cada 15 dias. Voltado para médicos, enfermeiros e multiprofissionais da saúde que atuam com esse público, o conteúdo trará especialistas para falar como esses profissionais podem acompanhar as transições que marcam essa fase de desenvolvimento.

O aprendizado baseado em debates orientados e em estudos de casos leva em consideração a compreensão das transformações corporais e comportamentais dentro da realidade e diversidade de cada adolescente. Esse entendimento torna mais fácil a identificação de riscos relacionados à gravidez, violência, uso de drogas, depressão, evasão escolar e ISTs.

Em ambos os cursos, o profissional será protagonista do seu processo de aprendizado e na aplicação das novas habilidades desenvolvidas em sua área de atuação. A certificação, validada pelo Ministério da Educação, é emitida pela Faculdades Pequeno Príncipe, avaliada com nota 5 pelo MEC.

Referência

Berço da pediatria paranaense, o Pequeno Príncipe atua como hospital-escola desde a década de 1930 e forma especialistas em diferentes áreas de atuação desde 1972, quando oficialmente passou a oferecer residência. Em pouco mais de meio século de existência, a instituição se firmou como um dos maiores centros formadores de profissionais do setor pediátrico.

A Residência em Pediatria, por exemplo, está entre as mais concorridas do Brasil, com uma média de 14 candidatos por vaga a cada ano. Atrai profissionais de vários estados e, até mesmo, de outros países. Centenas de anestesistas, ortopedistas, cardiologistas, cancerologistas e cirurgiões pediátricos que hoje atuam em todo o país complementaram sua formação e especialização em estágios e residências médicas no Hospital. Foram mais de dois mil profissionais formados pelo Pequeno Príncipe.

A dedicação à formação em saúde levou à criação, em 2003, da Faculdades Pequeno Príncipe, que atualmente oferece os cursos de Medicina, Biomedicina, Psicologia, Enfermagem, Farmácia, Educação Física, Fisioterapia e Nutrição, além de outros três outros em EaD (Estética e Cosmética, Gestão de Recursos Humanos e Análise de Desenvolvimento de Sistemas). A unidade educacional também mantém cursos de especialização e programas de mestrado e doutorado, e ainda, em parceria com o Hospital, Residência em Enfermagem e Multiprofissional (que contempla Psicologia, Farmácia e Biomedicina).

Aulas abertas

Para conhecer um pouco mais sobre a abordagem e perfil de todos os cursos disponibilizados pelo Multiplica PP, além de acessar o site do programa, os interessados podem assistir às aulas abertas online e gratuitas. Só no mês de fevereiro, serão três ao vivo. Os temas Saúde do Adolescente e a Importância do Acompanhamento Correto, Reconhecendo Sinais de Gravidade nos Pacientes Pediátricos e Doenças Raras: quando suspeitar e como agir serão abordados em lives nos dias 6, 19 e 21, respectivamente, sempre às 19h30. Além de acessar o conteúdo especializado, os participantes inscritos poderão receber certificados. As inscrições deverão ser feitas no mesmo site.

Sobre o Hospital

Com sede em Curitiba (PR), o Pequeno Príncipe, maior e mais completo hospital exclusivamente pediátrico do Brasil, é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que oferece assistência hospitalar há 104 anos para crianças e adolescentes de todo o país. Disponibiliza desde consultas até tratamentos complexos, como transplantes de rim, fígado, coração, ossos e medula óssea. Atende em 35 especialidades, com equipes multiprofissionais, e realiza 60% dos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS). Conta com 361 leitos, 68 deles em UTIs, e em 2023 realizou cerca de 220 mil atendimentos e 20 mil cirurgias que beneficiaram pacientes do Brasil inteiro. Ainda no ano passado, o Pequeno Príncipe foi eleito, pelo terceiro ano consecutivo, o melhor hospital exclusivamente pediátrico da América Latina em um ranking elaborado pela revista norte-americana Newsweek.

Fonte: Hospital Pequeno Príncipe