Nos próximos meses 1260 profissionais de enfermagem do Paraná participarão da pesquisa “Perfil da Enfermagem no Brasil” que está sendo realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem, a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e a Federação Nacional dos Enfermeiros. Com a realização da pesquisa será possível conhecer a situação atual da profissão no país, no recente contexto socioeconômico e político brasileiro.
Estima-se que o Brasil tenha mais de 1,4 milhões trabalhadores na área de enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares). A expectativa é que cerca de 60 mil participem da pesquisa. Eles estão sendo escolhidos aleatoriamente (por amostragem). A partir de um questionário, os profissionais serão indagados sob os aspectos da formação profissional, origem socioeconômica, atualização técnico-científica, qualidade e condições de trabalho, remuneração e participação sócio-política.

Nesta terça-feira (18), o secretário da Saúde, René Moreira do Santos recebeu a presidente da ABEn – seção Paraná, Carmen Moura dos Santos, a secretária geral da ABEn nacional, Simone Peruzzo, a coordenadora estadual da pesquisa, Maria Ribeiro Lacerda e a vereadora Maria Goretti Lopes, enfermeira e servidora da saúde que já foi presidente da ABEn nacional. Durante o encontro ficou estabelecida uma parceria para a divulgação e sensibilização dos profissionais do Paraná para participação na pesquisa. “É uma demanda antiga da classe e os dados coletados servirão para a construção de políticas públicas para a área”, afirmou a presidente ABen – seção Paraná, Carmen Moura.

“Esse é um instrumento pioneiro e que poderá ser replicado no futuro para outras classes profissionais da saúde”, disse o secretário. Ele disse que vai solicitar às Regionais de Saúde o apoio na divulgação da pesquisa junto aos municípios de sua abrangência, inclusive com a inclusão do tema na pauta da CIB regional.

O profissional que for selecionado na amostragem deve responder o questionário e devolvê-lo em qualquer agência dos Correios. O questionário vai acompanhado por um envelope-resposta com porte pago e o profissional não terá despesas com a participação na pesquisa.

Em breve o questionário também estará disponível na página da pesquisa no site da FioCruz. Os profissionais que não foram selecionados podem participar divulgando a pesquisa entre os colegas e reforçando a importância para que os que foram selecionados respondam o mais rápido possível. “Cada selecionado que responder a pesquisa representa um grupo de profissionais, daí a importância de todas as respostas”, enfatizou a coordenadora da pesquisa no Paraná, Maria Ribeiro Lacerda.

Além dos parceiros, outras instituições apoiam a pesquisa: Rede ObservaRH, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social – (CNTSS), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Saúde (CNTS), Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (ANATEN) e Fórum Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem.

Fonte: Sesa