Pelo segundo ano consecutivo, o Hospital Pequeno Príncipe está entre os vencedores do Prêmio Humanizar a Saúde, uma das principais iniciativas nacionais dedicadas ao reconhecimento de práticas inovadoras de cuidado humanizado. Promovida pela Teva Brasil — divisão local da Teva, uma das maiores farmacêuticas globais, líder mundial em medicamentos genéricos e biossimilares, com forte atuação em inovação, acesso e impacto social —, a premiação destaca projetos de organizações sem fins lucrativos que aprimoram a experiência de pacientes, familiares e cuidadores por meio de ações de acolhimento, empatia, escuta ativa e bem-estar.

A edição de 2025 recebeu mais de 120 projetos inscritos, selecionados entre organizações de diversas regiões do país. Os finalistas foram distribuídos em três categorias — Saúde Mental, Oncologia e Doenças Raras — avaliados por critérios como impacto social, inovação e fortalecimento da humanização na saúde. O Pequeno Príncipe foi destaque com o Projeto Bem-Estar, vencedor da categoria Saúde Mental após votação popular.

Sobre o projeto premiado

O Projeto Bem-Estar tem como objetivo ampliar estratégias que reduzam dor, estresse e ansiedade de crianças e adolescentes submetidos a procedimentos desgastantes, como quimioterapia, hemodiálise e outras intervenções de longa duração. A iniciativa prevê o uso de realidade virtual, jogos interativos e estímulos sensoriais para proporcionar conforto, acolhimento e reforçar a saúde mental dos pacientes.

A conquista também marca a continuidade de um trabalho que já vem sendo reconhecido nacionalmente: em 2024, o Hospital Pequeno Príncipe venceu o prêmio com o projeto Aprendendo e Praticando Cuidados Paliativos Integrados. O resultado consecutivo evidencia o compromisso do Hospital com práticas que unem ciência, cuidado e humanização, impactando positivamente a jornada de crianças, adolescentes e seus familiares.

A relevância da conquista

Criado para transformar a experiência de cuidado no país, o Prêmio Humanizar a Saúde reforça a importância de iniciativas que promovem bem-estar e fortalecem vínculos entre pacientes e equipes de saúde. Ao vencer novamente, o Pequeno Príncipe reforça seu protagonismo em ações que integram tecnologia, acolhimento e atenção às necessidades emocionais de seus pacientes.

Sobre o Pequeno Príncipe

Com sede em Curitiba (PR), o Hospital Pequeno Príncipe é o maior e mais completo hospital pediátrico do Brasil. Há mais de cem anos, a instituição filantrópica e sem fins lucrativos oferece assistência hospitalar humanizada e de alta qualidade a crianças e adolescentes de todo o país. Referência nacional em tratamentos de média e alta complexidade, realiza transplantes de rim, fígado, coração, ossos e medula óssea, além de atuar em 47 especialidades e áreas de assistência em pediatria, com equipes multiprofissionais.

Com 369 leitos, sendo 76 de UTI, o Hospital destina 74% e seus atendimentos ao Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2024, realizou 259 mil atendimentos ambulatoriais, 20 mil procedimentos cirúrgicos e 293 transplantes. Reconhecido como hospital de ensino desde a década de 1970, já formou mais de 2 mil especialistas em diferentes áreas da pediatria.

Junto com a Faculdades Pequeno Príncipe e com o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, compõe o Complexo Pequeno Príncipe. Essa atuação em assistência, ensino e pesquisa — conforme o conceito Children’s Hospital, adotado por grandes centros pediátricos do mundo — tem transformado milhares de vidas anualmente, garantindo-lhe reconhecimento internacional.

Em 2025, o Pequeno Príncipe foi listado como um dos 70 melhores hospitais do mundo com atuação em pediatria no ranking elaborado pela revista norte-americana Newsweek, o que o colocou, pelo quinto ano consecutivo, como o melhor hospital exclusivamente pediátrico da América Latina. Também este ano, foi reconhecido como Hospital de Excelência pelo Ministério da Saúde por meio de certificação concedida a instituições que cumprem critérios técnicos rigorosos na assistência.

Fonte: Hospital Pequeno Príncipe