No mês marcado pelo Dia Mundial das Doenças Raras, o Hospital Pequeno Príncipe, por meio do seu Programa de Educação Continuada em Pediatria, o Multiplica PP, realiza o 8.º Encontro do Pequeno Príncipe sobre Doenças Raras. A programação inclui três eventos, e o primeiro deles será realizado nesta quarta-feira (21/2). Online e gratuita, a iniciativa oferecerá a aula Doenças raras: quando suspeitar e como agir.

Voltado para profissionais da saúde, o conteúdo vai abordar a importância do diagnóstico correto e a colaboração entre diferentes áreas médicas para o sucesso do tratamento. O reconhecimento dos sinais e sintomas das doenças raras é um dos maiores desafios enfrentados pelos profissionais da saúde. Muitas vezes, são atípicos e podem sobrepor-se a outras condições mais comuns. Isso leva a um período prolongado de incertezas e consultas médicas.

A relevância da medicina genômica nos diagnósticos será outro aspecto abordado durante a aula. Serão apresentados avanços tecnológicos que possibilitam a análise do DNA do paciente em busca de mutações genéticas associadas a essas condições, por exemplo. Isso não apenas ajuda no diagnóstico como também na compreensão das bases genéticas dessas doenças.

Atualização

O Multiplica PP oferece o curso de atualização Diagnóstico e Tratamento dos Erros Inatos do Metabolismo, destinado a médicos e multiprofissionais da saúde que queiram aprofundar e atualizar seus conhecimentos nessa área. Os erros inatos do metabolismo (EIMs) são uma classe de doenças genéticas caracterizadas pelo acometimento das funções celulares. São descritos como condições raras, mas coletivamente representam um grupo de condições genéticas cuja incidência é de aproximadamente um para cada mil nascidos vivos.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site do programa, no qual também é possível encontrar informações sobre os valores, conteúdo, carga horária e duração. Além das aulas online ao vivo, o curso oferece um módulo presencial (opcional) em que o aluno poderá aprimorar os conhecimentos adquiridos no curso, com a prática no Ambulatório de Doenças Raras do Hospital Pequeno Príncipe.

Referência

Primeiro hospital do país habilitado pelo Ministério da Saúde como Centro de Referência em Doenças Raras, em 2016, o Pequeno Príncipe se dedica ao tratamento de pacientes com esse diagnóstico há décadas. O Hospital, maior e mais completo exclusivamente pediátrico do país, realiza consultas, exames e aconselhamento genético. Além disso, busca minimizar os impactos da evolução da doença. O diagnóstico e o tratamento das doenças são feitos por uma equipe multiprofissional. Médicos, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais estão envolvidos em todo o processo.

Encontro

Além da aula aberta, o 8.º Encontro sobre Doenças Raras vai contar com outro evento destinado aos responsáveis e familiares de pacientes. Essa iniciativa terá a participação de médicos, multiprofissionais da saúde, representantes de secretarias da Saúde e Educação, bem como de escolas e instituições, que atuam com o tema. A ideia é debater como os diferentes setores podem envolver-se na conscientização de toda a sociedade sobre sinais, sintomas e tratamentos disponíveis. Outro aspecto relevante será a discussão em torno de políticas públicas que podem transformar a vida de mais de 13 milhões de pessoas que vivem com uma doença rara no Brasil.

O evento presencial vai ser realizado na Sociedade de Pediatria, das 13h30 às 18h45, no dia 22 de fevereiro. Mas os interessados poderão acompanhar a transmissão ao vivo pela plataforma Zoom, mediante inscrição no site do programa Multiplica PP. Nesse mesmo site, as pessoas poderão inscrever-se para o evento científico que encerrará a programação do encontro no dia 24. Também online e gratuitas e pela plataforma Zoom, as palestras serão ministradas das 8h às 13h.

O que: Aula aberta Doenças raras: quando suspeitar e como agir.

Quando: 21 de fevereiro (quarta-feira)

Horário: 19h

Onde: Online (https://www.youtube.com/@multiplicahospitalpp)

 

O que: Evento para familiares e responsáveis de pacientes

Quando: 22 de fevereiro (quinta-feira)

Horário: 13h30 às 18h45

Onde: Sociedade Paranaense de Pediatria (Rua Desembargador Vieira Cavalcanti, 550)

 

O que: Evento científico

Quando: 24 de fevereiro (sábado)

Horário: 8h às 13h

Onde: Online via plataforma Zoom, mediante inscrição

 

Inscrições e mais informações no site: https://multiplicapp.org.br/

Fonte: Hospital Pequeno Príncipe