O Pequeno Príncipe foi destaque no XIV Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar (SBRAFH), maior evento da área farmacêutica no Brasil e América Latina. Com seis trabalhos inscritos, a instituição concorreu com outros 544 resumos de serviços de saúde de todo o Brasil e conquistou o primeiro lugar com a pesquisa “Farmacêutico no Escritório de Valor em Saúde: estudo de microcusteio de pacientes internados com suspeita de hipertensão intracraniana”.

Desenvolvido pela equipe do Núcleo de Pesquisa Clínica e Escritório de Gerenciamento de Valor do Pequeno Príncipe, o estudo chegou à conclusão de que os custos apresentados da hospitalização reembolsados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou pelos convênios para investigação da hipertensão intracraniana servem de base para o gestor analisar a sustentabilidade financeira, realocação de recursos e prospectar negociação baseada em valores com as operadoras.

Concluiu-se também que são poucos os farmacêuticos com expertise em análises econômicas que atuam na assistência hospitalar, o que evidencia uma área a ser explorada por esses profissionais.

Outro importante reconhecimento do Pequeno Príncipe

Um outro resumo inscrito pelo Hospital, que ficou entre os 10 melhores trabalhos selecionados, foi o “Análise de custo-efetividade da implantação acelerada do Programa Stewardship de Antimicrobiano dirigido pela Farmácia Clínica para evitar lesão renal aguda associada à vancomicina: perspectiva SUS”. Esse trabalho detalha o quanto incorporar o teste de vancocinemia, gerenciada pelo farmacêutico clínico do Stewardship, pode proporcionar uma antibioticoterapia mais efetiva e sem causar lesão renal aguda, evitando custos para o SUS.

Além desses reconhecimentos, profissionais do Pequeno Príncipe representaram a instituição por meio de palestras sobre Stewardship Antimicrobial: da implantação aos resultados; Stewardship na Terapia Antifúngica: por onde começar e como fazer; e Inovação em saúde para sustentabilidade da instituição.

Sobre o Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar

Promovido pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH), o evento foi realizado em Gramado, no Rio Grande do Sul, de 1º a 3 de junho. O encontro teve por objetivo oferecer uma visão ampla do papel e da atuação dos farmacêuticos em diversas áreas, em especial, na prática clínica embasada em evidências científicas proporcionadas pela pesquisa, ensino e assistência.

O congresso é considerado um dos mais tradicionais da comunidade farmacêutica brasileira, servindo de cenário para debates e fóruns sobre o avanço da profissão, dos benefícios das melhores práticas e a integração de conhecimentos com outros segmentos das ciências sociais e da saúde. Seis profissionais do Pequeno Príncipe participaram presencialmente do evento, com apresentação oral dos trabalhos selecionados.

Sobre o Hospital

Com sede em Curitiba (PR), o Pequeno Príncipe, maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil, é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que oferece assistência hospitalar há mais de 100 anos para crianças e adolescentes de todo o país. Disponibiliza desde consultas até tratamentos complexos, como transplantes de rim, fígado, coração, ossos e medula óssea. Atende em 35 especialidades, com equipes multiprofissionais, e realiza 60% dos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS). Conta com 361 leitos, 68 de UTI, e em 2022, ainda com as restrições impostas pela pandemia de coronavírus, realizou cerca de 250 mil atendimentos e 18 mil cirurgias que beneficiaram pacientes do Brasil inteiro.

Fonte: Hospital Pequeno Príncipe