Atendendo ao convite da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e do Conselho Estadual de Saúde (CES), o médico Armando Raggio, atual colaborador da Fundação Osvaldo Cruz (FioCruz), em Brasília, e ex-secretário de Estado da Saúde do Paraná, participou da 13ª Conferência Estadual de Saúde, que acontece em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. Iniciado ontem (15), o evento segue até esta quarta-feira (17).

“É uma grande honra receber e poder ouvir o doutor Armando Raggio, uma verdadeira referência para o Sistema Único de Saúde do Paraná e do Brasil. Por intermédio deste mestre, o sonho da Lei e da Constituição em política pública é hoje uma realidade”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

O consultor falou sobre as principais propostas que norteiam as discussões da Conferência Estadual e ressaltou a importância do fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) para que o atendimento ao usuário seja resolutivo.

Ele destacou, ainda, que investimentos na APS são fundamentais para a expansão dos atendimentos, além do desenvolvimento de ações de promoção à saúde, vigilância, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação.

“Com uma APS fortalecida e bem estruturada, conseguimos tratar o usuário de forma preventiva, evitando um encaminhamento desnecessário ao atendimento especializado. Isso faz a diferença não só para o paciente, que irá receber um melhor atendimento desde a porta de entrada ao SUS, como também ao sistema de saúde”, explicou Raggio.

CONFERÊNCIA – Mais de 1,5 mil pessoas entre servidores, gestores das 22 Regionais de Saúde, palestrantes, usuários e convidados participam do encontro que levará 826 propostas dividas em quatro eixos à plenário, para posteriormente serem discutidas na Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá entre 2 e 5 de julho, em Brasília.

“O avanço e o desenvolvimento institucional das políticas públicas acontecem quando forças são somadas. Essa Conferência é um sinal que estamos no caminho certo, precisamos entusiasmar esse público e provocar para que sejam os sucessores da saúde paranaense. O SUS é uma tarefa da humanidade e espero acompanhar de perto os próximos passos da construção do nosso sistema”, finalizou.

TRAJETÓRIA – Armando Raggio foi secretário de Saúde do Paraná entre 1995 e 2001, foi também presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Em 1986 esteve presente na 8ª Conferência Nacional de Saúde, quando pela primeira uma conferência contou com a participação de usuários e cidadãos. O médico teve uma importante atuação na implementação e expansão de unidades de saúde e na composição da Rede de Atenção à Saúde (RAS) de todo Paraná.

Fonte: Sesa