Teve início no último domingo (12/05), na Santa Casa de Misericórdia de Macau, na China, o 12º Congresso da Confederação Internacional das Misericórdias. O evento, que segue até o próximo sábado, 18, tem como tema “O Papel das Políticas Sociais e de Saúde na Proteção da Infância, Juventude e Envelhecimento”. O presidente da Femipa, Flaviano Feu Ventorim, participa do encontro. O presidente e o vice-presidente da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), Edson Rogatti e Maurício Dias, também estão presentes, e palestraram ontem na abertura do evento sobre o tema “Desafios das Misericórdias para o Futuro”.

O congresso conta, ainda, com a presença de representantes das Santas Casas de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Bahia, além de outros países como Portugal, Itália, França e Angola, e aborda questões relativas aos valores comuns e princípios que unem todas as misericórdias presentes no mundo, começando pela primeira, a Misericórdia de Florença, na Itália, que nasceu oitocentos anos atrás. O evento se realiza no período em que se comemoram os 450 anos da Santa Casa de Misericórdia de Macau. O próximo Congresso da Confederação Internacional das Misericórdias se realizará no Brasil, em 2022.

Envelhecimento da população e intercâmbio

O envelhecimento da população global foi tema de debates entre líderes mundiais das Santas Casas e membros do governo chinês durante a abertura do encontro. Na ocasião, o presidente da Frente Parlamentar das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas, deputado federal Antonio Brito (PSD), junto com o presidente da União das Santas Casas Portuguesas, Manuel de Lemos, estiveram com o Chefe do Executivo de Macau, Leong Vai Tac, para tratar do intercâmbio entre as Santas Casas chinesas, brasileiras e portuguesas.

Fonte: CMB