O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, abriu nesta terça-feira (2) o II Seminário da Qualidade em Hospitais Públicos, que está sendo realizado em Curitiba. Ele destacou a mudança que ocorreu no modelo de gestão hospitalar praticado no Estado, priorizando a eficiência dos serviços públicos de saúde. Segundo Caputo Neto, além do forte investimento em estrutura e equipamentos, o governo Beto Richa se preocupa com a educação permanente dos profissionais. “Isso impacta diretamente na qualidade do atendimento e na garantia de mais segurança aos pacientes”, explicou.

Esta segunda edição do seminário reúne gestores, médicos e enfermeiros de hospitais públicos, filantrópicos e privados que prestam serviços ao Sistema Único de Saúde. Com o tema “Segurança do Paciente”, o evento abordou as estratégias que devem ser adotadas para tornar os ambientes hospitalares mais seguros, diminuindo os risco de intercorrências, como infecção hospitalar.

Estima-se que um em cada dez pacientes internados no país tenha algum tipo de eventos adversos. Em cerca de 66% desses casos, a situação era evitável. Os números demonstram a importância da elaboração e cumprimento de protocolos de trabalho que norteiem as ações dos profissionais em busca de melhor qualidade e segurança.

ACREDITAÇÃO – Para o superintendente de Unidades Hospitalares Próprias da Secretaria da Saúde, Charles London, o governo estadual trabalha em busca da excelência na área hospitalar. “Neste ano já comemoramos um grande avanço. O Hospital Infantil Waldemar Monastier foi o primeiro hospital público do Paraná a receber um certificado de acreditação, título concedido apenas àqueles que seguem padrões rígidos de qualidade”, ressaltou.

A experiência do processo de acreditação do Hospital Infantil foi apresentada durante o seminário pelo diretor geral da unidade, Luiz Renato de Azevedo. Ainda em 2013, a Secretaria da Saúde iniciará o processo de acreditação de mais sete hospitais próprios.

NOVOS CURSOS – A abertura do seminário também contou com a presença do presidente da Associação Médica do Paraná, João Carlos Baracho, e do secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, que falou sobre os avanços dos hospitais universitários ao longo de dois anos e meio de gestão.

“Os hospitais universitários integram duas áreas prioritárias do governo: saúde e educação. Além disso, nossas universidades cumprem um papel importante na formação de novos profissionais de saúde, cada vez mais capacitados”, disse Leal.

O secretário Alípio também anunciou a abertura de dois novos cursos na área da Saúde. O primeiro é o Curso de Mestrado em Farmácia, que será ofertado na Universidade Estadual de Maringá (UEM). O segundo, de Especialização em Hemoterapia, também será ofertado pela UEM e terá a parceria da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Ambos serão direcionados preferencialmente a profissionais de saúde do SUS.

Fonte: Sesa