centromaeprcascavelGestantes e bebês de 25 municípios da região Oeste do Estado já podem contar com um novo ambulatório de referência para gestações de alto risco e risco intermediário. O Centro Mãe Paranaense da 10ª Regional de Saúde foi inaugurado na última sexta-feira (11) e conta com um espaço amplo e planejado para dar mais conforto aos pacientes.

A unidade oferece consultas e exames especializados, além de um serviço de acompanhamento multidisciplinar com médicos gineco-obstetras, pediatras, clínicos gerais, enfermeiros e profissionais de outras especialidades. A gestão do Centro é feita pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná (Cisop), em parceria com a Secretaria da Saúde.

O novo espaço fica ao lado do Centro Regional de Especialidades, em Cascavel, e conta com três consultórios e uma sala de imagem equipada com um monitor fetal (cardiotocógrafo) e um aparelho de ultrassom de última geração. Todos os equipamentos foram adquiridos através do ComSUS, programa estadual de Apoio aos Consórcios Intermunicipais de Sáude, que também destina recursos para o custeio das unidades.

O diretor da 10ª Regional de Saúde, Miroslau Bailak, explica que o novo centro é um dos pontos de atenção da Rede Mãe Paranaense. “É lá que a gestante de alto risco e risco intermediário realiza a maior parte do pré-natal, com no mínimo sete consultas e 17 exames”, explica.

Com o Mãe Paranaense, desde o pré-natal, a gestante já sabe onde vai ganhar seu bebê. No caso das gestantes de alto risco, a referência para o parto na região oeste é o Hospital Universitário de Cascavel.

Após o parto, os bebês de alto risco e risco intermediário continuam sendo atendidos no Centro Mãe Paranaense. “O objetivo é garantir que a criança nasça e cresça com saúde, por isso oferecemos atendimento especializado até o bebê completar um ano de vida”, destacou o diretor.

Segundo Bailak, a próxima meta é estruturar uma Casa de Apoio à Gestante, que estaria à disposição das pacientes que vem de outras cidades e necessitam ficar mais de um dia em Cascavel. “É uma proposta que já está sendo estudada e daria maior comodidade às pacientes”, afirmou.

O Estado também vai investir R$ 4 milhões para a construção do novo Centro de Especialidades da região, que no futuro também abrigará o Centro Mãe Paranaense. A construção já está em processo licitatório.

Também participaram da solenidade de inauguração do Centro Mãe Paranaense o presidente do Cisop, Darci Tirelli, prefeitos, profissionais de saúde, representantes da Associação do Municípios do Oeste do Paraná (AMOP) e demais autoridades da região.

Fonte: Sesa