Com o objetivo de debater e buscar soluções para o desequilíbrio financeiro das instituições de saúde filantrópicas do Rio Grande do Sul, foi instalada na sexta-feira (19) a Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas de Misericórdia, hospitais e entidades filantrópicas na área de saúde. Proposta e comandada pelo deputado estadual Ronaldo Santini (PTB), a Frente contará com um rodízio na sua presidência e terá os demais deputados como coordenadores regionais, como forma de descentralizar os debates e ações.
A solenidade integrou a programação das comemorações dos 25 anos da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do RS, no Hotel Continental, e contou com a presença de deputados estaduais, federais e do vice-governador Beto Grill. Em sua fala, Santini enfatizou a importância e os benefícios da filantropia para a saúde dos gaúchos. “Todos sabemos que dela dependem a preservação da saúde e da vida de milhares de pessoas. No nosso Estado não é diferente, estão presentes com 245 unidades hospitalares, que representam mais de15,5 mil leitos do SUS, e juntas empregam mais de 58 mil profissionais”, comentou.
O parlamentar destacou ainda o histórico de endividamento das entidades, que correm o risco de fechar as portas, e cobrou atenção do Parlamento para a gravidade dessa situação. “Se isso ocorrer, causará um verdadeiro colapso na saúde, já que respondem por 70% dos atendimentos pelo SUS e sofrem com um déficit anual de aproximadamente R$ 300 milhões”, disse. Segundo ele, a descentralização da saúde aperfeiçoou as ações, mas não a gestão dos recursos necessários para suprir suas deficiências. “Por isso, a busca de uma solução permanente para o sistema e para as instituições filantrópicas é preponderante para a continuidade dos serviços prestados”, completou.
Como forma de minimizar a crise, o parlamentar sugere, entre outras coisas, o reajuste da tabela de procedimentos, a destinação de recursos da União, do Estado e dos municípios para complementar o custeio do SUS e a elaboração de um projeto de despesa específico, temas que estarão na pauta da Frente. Em nome do governo do Estado, Beto Grill reforçou o compromisso do Executivo com as ações da saúde e de manutenção dos serviços das entidades filantrópicas e Santas Casas. “Saímos daqui comprometidos com a busca de recursos para prevenção, combate a doenças e atendimento. As Santas Casas e demais entidades do setor são indispensáveis e vamos trabalhar para que possam continuar oferecendo um serviço adequado”, disse.
Também participaram os deputados estaduais Pedro Westphalen (PP), Juradir Maciel (PTB), Nelsinho Metalúrgico (PT), Carlos Gomes (PRB) e Ernani Polo (PP); deputados federais, secretários de Estado e representantes de entidades do setor.
Fonte: Comunicação Federação das Santas Casas RS