Um em cada 5 brasileiros (23%) aponta a saúde como o principal problema do Brasil, segundo o Datafolha. Quais são as propostas para a área feitas porFernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL), que disputam a presidência do país no próximo domingo (28)?

Para responder à pergunta, o G1 reuniu as propostas e promessas de ambos feitas em declarações públicas e nos planos de governo enviados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Há divergências, mas também algumas semelhanças.

Tanto Bolsonaro como Haddad propõem a criação de um prontuário eletrônico unificado. Além disso, ambos apresentam propostas para lidar com a falta de médicos em algumas regiões do país (55% desses profissionais estão na capitais, onde vivem 24% da população, segundo o Conselho Federal de Medicina): o candidato do PSL defende uma carreira de médico de estado e o do PT, a a ampliação do Mais Médicos.

Veja, abaixo, quais são as principais promessas de cada um dos presidenciáveis, conforme a posição que aparecem na última pesquisa eleitoral, divulgada na última quinta-feira (18/10).

Jair Bolsonaro (PSL)

  • Credenciamento universal de médicos

Uma das propostas do candidato do PSL para lidar com a falta de médicos é fazer um “credenciamento universal dos médicos”, segundo o qual “toda força de trabalho da saúde poderá ser utilizada pelo SUS, garantindo acesso e evitando a judicialização. Isso permitirá às pessoas maior poder de escolha, compartilhando esforços da área pública com o setor privado.”

Fonte: G1