Na manhã desta segunda-feira (16), o Hospital Santa Casa de Curitiba inaugurou o novo espaço onde funcionará o Ambulatório acadêmico em parceria com a Universidade Positivo. O local conta com 11 novos consultórios, três salas de espera, recepção, salas técnicas para coleta de exames, prescrição e depósitos de materiais, além de salas de aula e espaço para discussão de casos clínicos.

O evento de inauguração contou com a presença de políticos, representantes dos órgãos municipais de saúde, além de médicos e profissionais.  Um dos presentes no evento, o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, enalteceu a inauguração e a parceria realizada, agradecendo o serviço prestado pelo hospital à saúde municipal. “Aproveito e coloco a Prefeitura à disposição para parcerias, tanto para o ensino quanto para a saúde de Curitiba”, garante.

Representando o Conselho de Administração da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba (ISCMC), o Monsenhor Antonio Robson Gonçalves deu as boas-vindas a todos os presentes e discorreu sobre como o sentimento é de orgulho para todos os membros do conselho em realizarem essa inauguração neste ano tão especial, em que a Santa Casa completa 140 anos.

“Muito além da estética, essa reforma representa tratamento humanizado para quem vier aqui consultar. Representa melhores condições para os médicos atenderem seus pacientes com qualidade; representa o espaço propício do aprendizado da Medicina aos alunos que aqui estarão e representa uma parceria sólida e importante entre o hospital mais tradicional da cidade de Curitiba, pioneiro no ensino médico, e uma das mais importantes universidades da região”, afirma o religioso.

Já o coordenador do curso de Medicina da UP, Cícero Urban, destacou a importância da parceria entre a universidade e o hospital. “A formação de médicos é muito importante e fundamental para a sociedade, visto ao momento em que estamos passando agora. Por isso, eu sempre levo comigo uma frase que onde se trata melhor o paciente é onde tem ensino e pesquisa. A gente espera ficar cada vez mais próximos de vocês”, confirma o coordenador do curso.

Por fim, o Monsenhor Mario Sérgio Bittencourt, provedor da ISCMC, levou uma mensagem a todos os presentes falando sobre o ensinamento de Jesus, que passava pela Galileia curando a todos que necessitavam, entrelaçando a história de Cristo com o trabalho da Santa Casa, que atende diversas pessoas diariamente, buscando cura e bem-estar. “Portanto, todos os profissionais e autoridades envolvidos têm essa responsabilidade de continuar este trabalho, que o próprio Senhor já fazia antes: estender a mão, abraçar e cuidar daqueles que sofrem. Para todos estes, pedimos a benção e a proteção de Deus”, disse o Monsenhor em oração.

Também estiveram presentes durante a cerimônia de inauguração, a secretária Municipal de Saúde de Curitiba, Márcia Cecília Huçulak, os vereadores municipais Pier Petruzziello, Professor Siberto e Geovane Fernandes, e o senador Rubens Bueno. Além de representantes da diretoria da Santa Casa, colaboradores e médicos do corpo clínico do Hospital.

AMBULATÓRIO

O novo espaço é fruto da parceria entre a Santa Casa e a Universidade Positivo, que passa a ter a Santa Casa como hospital-escola para o seu curso de Medicina. O projeto de reforma e ampliação de um espaço já existente no hospital foi realizado em aproximadamente 100 dias.

O objetivo foi oferecer mais espaço, conforto e acessibilidade aos pacientes que utilizarão este espaço para realização de consultas com especialistas nas áreas de Ginecologia, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Cirurgia vascular, dermatologia, entre outras. Estima-se que sejam atendidos por mês cerca de 800 pacientes, todos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, a Santa Casa conta com 24 especialidades atendidas e realiza procedimentos de baixa, média e alta complexidade, o que permitirá aos acadêmicos vivenciarem em sua formação os mais diversos tipos de casos clínicos.

Além desse projeto, o hospital programa outras obras de ampliação ainda para 2020, sempre com o objetivo de ampliar a oferta de serviços e oferecer mais qualidade ao atendimento.

Fonte: Santa Casa de Curitiba