A Irmandade da Santa Casa de Londrina (ISCAL) chega aos 88 anos, entregando para Londrina um hospital totalmente modernizado – a Nova Santa Casa. No dia do aniversário, 1º de março, foi inaugurada oficialmente toda a ampliação e modernização da Santa Casa, o primeiro hospital do grupo ISCAL. Toda a área destinada à assistência aos pacientes foi modernizada, oferecendo mais segurança e bem-estar aos profissionais e pacientes.

Durante a tarde, autoridades e representantes de entidades da Saúde conheceram as novas áreas e descerraram a placa inaugural. À noite, convidados se reuniram em um jantar comemorativo, patrocinado por empresários parceiros da ISCAL. Durante o evento, representantes de grupos de pessoas que ajudaram a construir essa história de 88 anos receberam a torre da Santa Casa – um símbolo do hospital, com a ideia da luz que salva vidas. O presidente da FEMIPA, Dr. Charles London, participou da cerimônia e, representando a Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), recebeu a homenagem. Ele parabenizou a ISCAL pelo aniversário e pela conquista, reforçando a importância da instituição para o atendimento da população de Londrina e região.

São 20 mil metros quadrados de novas áreas construídas. Com isso, o hospital passa a 30 mil m² de área total. Foram investidos cerca de R$ 40 milhões de recursos públicos federais e outros R$ 20 milhões de recursos privados. São novos leitos e espaços para assistência e apoio, além da revitalização de leitos e espaços já existentes.

“Estamos concretizando o sonho dos pioneiros de termos um grande hospital para atender a todos em Londrina. É uma obra de 88 anos, com muitos envolvidos. A sociedade deve continuar apoiando cada vez mais esta entidade sem fins lucrativos que cuida da saúde e da vida com dedicação e amor, seguindo o princípio de misericórdia das Santas Casas”, afirma o superintendente Fahd Haddad.

NÚMEROS – Com as obras, a Santa Casa de Londrina passa a contar com capacidade de 419 leitos, divididos em 326 de internação, 68 de UTI e 25 de observação, e um novo Centro Cirúrgico, com 14 salas cirúrgicas e 15 leitos pós-cirúrgicos equipados com as mais modernas tecnologias.

O GRUPO – Outros dois hospitais – o Mater Dei e o Infantil – também fazem parte da ISCAL. Com capacidade para 80 leitos, o Mater Dei é o próximo a ser modernizado, estando em fase de elaboração de projetos para início das reformas.
O Hospital Infantil oferece 50 leitos. Entre eles, 20 são de UTI neonatal e pediátrica. O Infantil é referência nacional em cirurgias cardíacas pediátricas, além de atuar em outras áreas de alta complexidade como neurocirurgia e ortopedia e traumatologia.

No ensino, o Centro de Educação Profissional Mater Ter Admirabilis forma 300 novos profissionais técnicos em saúde ao ano. Na especialização, o IEPI-ISCAL (Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação) coordena as residências médica e multiprofissional. São 137 profissionais em especialização ao ano, divididos em 13 programas de Residência Médica e cinco áreas da Residência Multiprofissional, todos reconhecidos pelo MEC.

3ª MAIOR EMPREGADORA – Para atender toda essa estrutura, a ISCAL conta, hoje, com uma equipe de 1.907 profissionais de várias áreas, o que rendeu o certificado de terceira Maior Empregadora do Município, concedido pela Prefeitura de Londrina no final de 2023. O número ainda deve aumentar, chegando a 2.100 nos próximos meses. O corpo clínico dos hospitais é formado por cerca de 600 médicos de mais de 30 especialidades, que atuam de forma autônoma.

MAIS DE 190 MIL ATENDIMENTOS – Juntos, os hospitais da ISCAL realizaram 194.405 atendimentos de média e alta complexidade em 2023. Entre eles, foram 63.092 casos de Urgências e Emergências; 16.348 internações; 11.397 cirurgias. Mais de 80% dos atendimentos são prestados a pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

Os hospitais da ISCAL são referência para o SUS no Paraná e, em alguns casos, para o Brasil. Integrante das redes de Urgência e Emergência estadual e federal, a Santa Casa é considerada hospital estratégico para o Ministério da Saúde, sendo o único no norte do Paraná autorizado a realizar transplantes cardíacos desde 1997. A Santa Casa também realiza transplantes renais.

Com esta estrutura física e de pessoal, os hospitais da ISCAL são referência para os casos de alta complexidade para 10 regionais de saúde do Paraná, recebendo pacientes de 259 municípios do Brasil, sendo 219 municípios do Estado.

Confira outras imagens:

Fonte: ISCAL