A Comissão de Residência Médica (Coreme) da Santa Casa de Paranavaí lançará em outubro um novo edital abrindo vagas para sete especializações. Somadas, serão 14 vagas. As provas serão realizadas no dia 14 de dezembro.

As vagas disponibilizadas serão nas especialidades de anestesiologia (2), clínica médica (3), ginecologia e obstetrícia (2), cirurgia geral (1), cirurgia básica – pré-requisito (2), oftalmologia (2) e pediatria (2). Em comparação com o edital de 2018, foi aberta mais uma vaga para a residência de anestesiologia.

Iniciado em 2014, o programa de Residência Médica da Santa já formou 32 especialistas e atualmente conta com 29 em formação. “O desafio maior, o da implantação, foi vencido, mas a residência médica é um desafio permanente, se renova a cada nova turma e a luta continua”, diz o presidente da Coreme, o médico cirurgião Jorge Pelisson.

Produção Científica

Um dos setores que deve ganhar mais força a partir do ano que vem na Residência Médica da Santa Casa é a produção científica. Para isso, a Coreme começou a contar este ano com o apoio da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), por meio dos cursos da área de saúde no campus de Paranavaí.

Ampliação

Pelisson não descarta a possibilidade de ampliação da residência médica em Paranavaí, especialmente após a inauguração da Unidade Morumbi, quando a Coreme terá mais 108 leitos à disposição. A intenção inicial é aumentar o número de vagas nos cursos já existentes. Só num segundo momento pensa-se em abrir novas especialidades.

“O residente é um médico formado com CRM e tudo. Ele não é um aluno de medicina, mas um médico se especializando, se aprimorando”, explica Pelisson. São médicos de primeiro ano de residência (R-1), segundo (R-2) e em algumas especialidades, de terceiro ano (R-3), que passam por todos os setores do hospital.

Fonte: Portal da Cidade Paranavaí