A Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Catarinense foi lançada na quarta-feira, (5), na presidência da Assembleia Legislativa de SC, com a participação do presidente da ALESC, Gelson Merísio, do coordenador da Frente, deputado José Milton Scheffer, além de representantes de entidades hospitalares privadas e filantrópicas, entre eles, o presidente da Federação dos Hospitais de Santa Catarina (FEHOESC), Tércio Kasten, o diretor-executivo da Associação e Federação dos Hospitais de SC, Braz Vieira, o presidente da Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas (FEHOSC), Hilário Dalmann além do secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Saúde, Acélio Casagrande. A Frente irá atuar em conjunto com a Frente Nacional por Mais Recursos para a Saúde, além de contar com o apoio de deputados federais e senadores que fazem parte do Fórum Parlamentar Catarinense.
Segundo o presidente da FEHOESC, Tércio Kasten, são dois os principais desafios neste início de trabalho: colaborar para a coleta de 1,5 milhão de assinaturas para levar à Câmara dos Deputados o projeto de lei que modifica o texto aprovado e sancionado pela presidente Dilma, regulamentando a Emenda Constitucional 29, garantindo desta forma a aplicação de 10% da receita bruta do governo federal em Saúde, além de buscar a equiparação do teto financeiro entre os estados do Sul. Hoje Santa Catarina recebe menos recursos per capta do que o Rio Grande do Sul e Paraná. Só com esta medida entrariam para os cofres do estado cerca de 15 milhões de reais por mês para serem aplicados nesta área”, conclui Kasten. O presidente da Federação das Santas Casas de SC, Hilário Dalmann, se mostra preocupado com o endividamento das instituições, “se não garantirmos mais recursos para a saúde, muito hospitais irão fechar”. Por isso o vice-presidente da AHESC, Altamiro Bitencourt, acredita que “só com o apoio político e a união de esforços é que poderemos equacionar a falta de recursos para a saúde”.
Segundo o deputado estadual José Milton Scheffer, até o momento 11 deputados aderiram à Frente, “houve adesão de todos os partidos, e o movimento ganhará ainda mais força após o período eleitoral”.
A Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Catarinense será apresentada oficialmente durante a abertura do Trigésimo Quarto Encontro Catarinense de Hospitais na próxima quarta-feira, dia 12 de setembro, no Centrosul em Florianópolis a partir das 19 horas.

Fonte: FEHOESC