A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) apresentou nesta quarta-feira (6) as seis Linhas de Cuidado Prioritárias do Paraná e suas inovações durante o evento “Saúde em Movimento”, promovido pela pasta em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado.

As linhas são Saúde Materno-Infantil, Saúde da Criança, Saúde do Idoso, Saúde Mental, Saúde da Pessoa com Deficiência e Atenção às Condições Crônicas. O objetivo principal é estabelecer diretrizes em todo o Estado para fortalecer a Atenção Primária à Saúde, que atua de maneira integrada à Atenção Ambulatorial e Hospitalar.

As linhas foram apresentadas pelas técnicas Carolina Poliquesi, Fernanda Crosewski, Caren Cristiane Muraro, Suelen Letícia Gonçalo, Aline Jarschel de Oliveira e Rejane Cristina Teixeira Tabuti. De maneira geral, elas apontam processos de organização da rede de atendimento, protocolos, estratificação de risco e ações transversais para mapeamento de dados.

Durante o evento foram citadas as ações realizadas pela Sesa em cada uma das linhas ao longo dos últimos anos, além da regionalização promovida com o Planejamento Regional Integrado (PRI). Também foi destacada a inovação com a elaboração e distribuição das novas cadernetas de saúde da Pessoa Idosa, da Criança e da Gestante, lançadas este ano e enviadas aos 399 municípios.

O Programa Estadual de Fortalecimento da Vigilância de Saúde (Provigia), que destinada recursos para as ações e estratégias de vigilância nos municípios, também foi citado como uma das ferramentas que auxilia na execução das diretrizes das Linhas de Cuidado.

As apresentações foram mediadas pela representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems) e a secretária municipal da Saúde de Pinhais, Adriane da Silva Jorge Carvalho. O evento reúne em Foz do Iguaçu cerca de 2 mil gestores do SUS.

Secretaria da Saúde reúne milhares de gestores em Foz do Iguaçu para fortalecer o SUS

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou nesta terça-feira (5) o evento “Saúde em movimento”, que reúne milhares de profissionais de todo o Estado em Foz do Iguaçu, na região Oeste. O evento seguirá até sexta-feira (8) e tem como objetivo atualizar gestores, prestadores e trabalhadores da área em ações estratégicas para o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde do Estado.

“A saúde pública é uma política transversal e esse evento junta várias pontas, fala de PlanificaSUS e de outras políticas públicas, sempre insistindo e reforçando a importância da regionalização, para trazer a saúde mais perto do endereço das pessoas”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Nesta terça, a Secretaria de Saúde realiza o 2º Encontro Estadual do PlanificaSUS Paraná, que é uma metodologia de educação permanente em saúde, por meio da ferramenta da Planificação da Atenção à Saúde, proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em parceria com o Ministério da Saúde, e executada pelo Hospital Israelita Albert Einstein.

O PlanificaSUS abrange atualmente 835 unidades de saúde e 34 ambulatórios em diversas regiões do Estado, envolvendo aproximadamente dez mil profissionais por etapa. “Obtivemos apoio e adesão dos 399 municípios num movimento articulado que soma ações em saúde, cuidado e a proteção a vida das pessoas”, afirmou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.

“Para nós é muito importante esse evento com temas tão relevantes para o Ministério da Saúde. O PlanificaSUS é uma ferramenta para operacionalizar o SUS e integrar a rede com foco principalmente no usuário, nas famílias e comunidades”, disse Aline Gonçalves Pereira, assessora técnica do gabinete da Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde (SAPS).

Durante os próximos dias de evento serão realizados o 2º Encontro dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias em Ação (Estação Informática); o 4º Acolhimento do Programa Mais Médicos para o Brasil (com profissionais das macrorregiões Oeste, Norte e Noroeste); a 6ª Reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná; a 313ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saúde do Paraná; a Reunião Técnica da Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná (Acispar); e a Assembleia Geral da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e do Consórcio Intermunicipal de Educação e Ensino do Paraná (CIEDEPAR).

PRESENÇAS – Participaram da abertura do evento a prefeita de Jardim Olinda, Professora Lucimar; o presidente da Acispar e prefeito de Marilândia do Sul, Aquiles Takeda; a assessora técnica da coordenação de Núcleo da Atenção Primária à Saúde do Conass, Maria José Evangelista; o diretor da 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu, Ademir Ferreira; o secretário de Saúde de Santa Terezinha do Itaipu e representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems), Fábio de Melo; diretores e chefes de divisão das 22 Regionais de Saúde, além de secretários municipais e demais profissionais de saúde dos 399 municípios.

Fonte: Sesa