ouvidoria7rsA Regional de Saúde de Pato Branco (7ªRS) e a Regional de Saúde Metropolitana de Curitiba (2ªRS) realizaram na última semana dois eventos para integrar os ouvidores do SUS de seus municípios de abrangência. Os encontros fazem parte da Agenda Positiva, estabelecida pela Ouvidoria Estadual do SUS neste ano.

Segundo a ouvidora Estadual do SUS, Oliva Vasconcellos, o objetivo é estabelecer um diálogo permanente entre ouvidorias regionais e municipais, favorecendo a resolução e resposta das demandas recebidas. “É importante que os ouvidores se conheçam e discutam constantemente quais são as principais demandas da população. Essas informações subsidiam as ações tanto do gestor estadual, quanto do gestor municipal”, afirmou.

Durante os encontros, a equipe da ouvidoria regional apresenta como é o funcionamento dos serviços de ouvidoria, destacando o fluxo de atendimento que deve ser dado às manifestações recebidas. É neste momento que é aberto o debate, onde os profissionais podem dar sugestões e apresentar alternativas inovadoras que estão dando certo em seus municípios.

5Para a ouvidora regional de Pato Branco, Odila Sasso, esse tipo de evento é extremamente positivo para o fortalecimento da rede de ouvidorias do SUS. “A contínua troca de informações sobre conceitos, fluxos, procedimentos internos, normativos e experiências faz com que o serviço evolua e se fortaleça em todas as regiões do Estado”, explica.

PROGRAMAÇÃO – Até o final do ano, todas as Ouvidorias Regionais de Saúde devem realizar eventos do mesmo gênero. A intenção é dar continuidade ao processo de sensibilização dos gestores municipais visando à implantação de ouvidorias de saúde em 100% das cidades paranaenses.

O próximo Encontro de Ouvidores Municipais de Saúde já tem data marcada. O evento será em Umuarama, no dia 08 de outubro, e reunirá 21 municípios.

Fonte: Sesa