A FEMIPA participou, nesta terça-feira (27), de uma reunião de benchmarking com a Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de Santa Catarina (Fehosc) e a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul (Federação RS). O objetivo foi apresentar ações e programas que são desenvolvidos em cada estado e como as entidades atuam em parceria com os órgãos públicos.

No encontro, a Federação paranaense destacou o Programa de Apoio e Qualificação de Hospitais Públicos e Filantrópicos do SUS Paraná, conhecido como HospSUS, criado pelo governo estadual a partir de um projeto desenvolvido pela. A superintendente, Rosita Marcia Wilner, citou que o programa foi fundamental para manutenção de diversas instituições e trouxe também avanços nos investimentos em gestão e educação para melhorar o desempenho dos hospitais públicos e filantrópicos que atendem o SUS.

Além do HospSUS, Rosita ressaltou também outros dois projetos que irão acontecer este ano: o Opera Paraná 2.0, criado para reduzir o tempo de espera por cirurgias eletivas e garantir um maior acesso aos serviços hospitalares; e o Estratégia de Qualificação Hospitalar para os Internamentos de Caráter de Urgência dos usuários do SUS (EQH–EU), que tem por objetivo ampliar o acesso, a qualificação e a estruturação das portas hospitalares de urgência.

 

Fonte: FEMIPA