O Hospital do Câncer Uopeccan recebeu da Secretaria da Saúde do Paraná a certificação de Alta Conformidade e Adesão Plena às Práticas de Segurança do Paciente. Referente aos trabalhos desenvolvidos nos hospitais com UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em 2022, a Uopeccan de Cascavel atingiu 100% da meta estabelecida para a certificação e a unidade de Umuarama 95%, ficando acima da média nacional de 80%. Nas duas unidades, os setores NPS (Núcleo de Segurança do Paciente) e CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) são os responsáveis pelas boas práticas estabelecidas junto a toda equipe de enfermagem em prol do bem-estar do paciente.

“É difícil colocar em palavras o quão maravilhoso é ver as equipes da unidade hospitalar sendo reconhecidas por suas práticas diárias. Todos estão empenhados em garantir a segurança dos pacientes e, como resultado, estamos vendo um aumento na satisfação deles e de seus familiares. É importante lembrar que desde o início da nossa jornada, nossa Visão e Valores sempre incluíram a segurança e qualidade dos nossos serviços”, comemorou a enfermeira do NPS de Cascavel, Caroline Mariana Valerio.

“É extremamente gratificante receber a aprovação da Anvisa de que nosso trabalho vem sendo realizado com sucesso”, completou a enfermeira do NPS de Umuarama, Karla Danielly Silva.

Ainda durante o evento, a enfermeira do NPS e representante da Uopeccan, Caroline Mariana Valerio, teve a oportunidade de ministrar uma palestra com o tema de “Prevenção de Infecção Primária de Corrente Sanguínea  (IPCS) associada ao uso de Cateter Central”.

Metas essenciais para a segurança do paciente

Segundo a enfermeira, Caroline Mariana Valerio, para que a meta fosse atingida, foram implementadas práticas que fortaleceram as rotinas do NSP, visando intensificar as ações institucionais em prol do paciente.

“Isso incluiu a realização de monitoramento de indicadores internos, acompanhamento mensal e anual de prontuários, além de atividades como treinamentos e protocolos semestrais relacionados às seis metas de segurança do paciente. O resultado dessas atividades foi, principalmente, para os pacientes e atualmente é uma rotina da nossa cultura institucional”, finalizou.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) possui seis metas internacionais de segurança do paciente essenciais, desenvolvidos para minimizar falhas na assistência e colocados em prática para garantir maior segurança dentro dos hospitais. Sendo eles: protocolo de úlcera por pressão; higiene das mãos; cirurgia segura; segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos; identificação do paciente; prevenção de quedas.

Sobre o evento

Mais de 350 profissionais da saúde participaram do encontro para debater a segurança do paciente para hospitais que possuam UTI. A reunião técnica teve a participação da Anvisa e foi conduzida pela Vigilância Sanitária do Paraná. Os participantes atuam nos hospitais e nas vigilâncias estadual e dos municípios. Dentro da programação, assuntos referentes aos protocolos de segurança foram abordados, além da entrega dos certificados.

“O cenário no Paraná com esta adesão é muito bom, demonstrando o comprometimento das instituições em garantir maior qualidade e segurança no atendimento ao cidadão paranaense. Esse indicador apresentou melhoras e temos o objetivo de melhorar ainda mais”, afirmou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti Lopes.

Fonte sobre o evento: Núcleo de Comunicação Social da Secretaria da Saúde do Paraná.

Fonte: Uopeccan