A diretoria do Complexo Pequeno Príncipe teve a oportunidade de visitar a área onde promove as compensações de suas emissões associadas ao aquecimento global, localizada em Antonina (PR). O encontro foi um momento para troca de experiências e conhecimentos sobre a importância do engajamento da instituição com as questões ambientais.

Durante o encontro, os profissionais do Hospital, Instituto de Pesquisa e Faculdades puderam participar de palestras acerca de assuntos relacionados às alterações climáticas, percepção científica, formas de compensação de emissões e atuação ambiental. O evento proporcionou contato com uma trilha dentro da Reserva Natural Guaricica, passando por espécies nativas recém-plantadas e árvores centenárias, e com o plantio de mudas de plantas da região.

“O nosso cuidado com as crianças e os adolescentes é estendido para o meio ambiente. O Pequeno Príncipe é pioneiro em ações ambientais e realiza inúmeras iniciativas para a preservação, pois entendemos que essas ações são relevantes para o presente e futuro. A nossa parceria com a SPVS é muito importante e reforça o nosso compromisso com a questão ambiental”, destacou o diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro.

Parceria

Além do cuidado de excelência a crianças e adolescentes, o Complexo desenvolve diferentes iniciativas que buscam evitar danos ao meio ambiente. Entre elas, ações voltadas para reduzir e compensar emissões de gases de efeito estufa (GEEs), propondo medidas de adaptação às mudanças do clima, baseadas na conservação da biodiversidade. Essa compensação é realizada em dez hectares de Mata Atlântica, que estão dentro da Reserva Natural das Águas, em Antonina, mantida pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS).

A área visitada, que se insere na Grande Reserva da Mata Atlântica, abrange 60 municípios, tem 2,7 milhões de hectares e mais de 110 unidades de conservação. “No Brasil, nós temos uma vasta diversidade de biomas, inclusive aqui na Região Sul. Mas os desafios que enfrentamos para manter e proteger tudo isso é grande, como o baixo índice de desenvolvimento, a perda da biodiversidade global, as mudanças climáticas, entre outros. Por isso, ficamos muito felizes em ter o Pequeno Príncipe como nosso parceiro”, pontuou o diretor-executivo da SPVS, Clóvis Ricardo Schrappe Borges.

A diretora-executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro, participou da visita e agradeceu a parceria. “Nós nos sentimos uma organização irmã da SPVS, porque juntos cuidamos da conservação ambiental e da vida. Esta visita foi extremamente especial, desde a parte teórica, quando nos apresentaram os conceitos de biodiversidade e conservação, até o passeio pela reserva. Foi maravilhoso observar as diversas etapas da regeneração da floresta acompanhada de um guia local”, contou.

Reservas naturais

A Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) possui 19.300 hectares de vegetação nativa, o equivalente a 19 mil campos de futebol, nos municípios de Antonina e Guaraqueçaba. Entre as áreas de preservação estão a Reserva Natural das Águas – onde se encontram os hectares mantidos pelo Pequeno Príncipe –, Reserva Natural Guaricica e Reserva Natural Papagaio-de-Cara-Roxa, localizadas dentro da Grande Reserva Mata Atlântica.

Fonte: Hospital Pequeno Príncipe