A Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (FEMIPA) anunciou a formalização de uma nova parceria com a PROREDE3, startup especializada na gestão de doações de estoques válidos de medicamentos provenientes da indústria farmacêutica para instituições filantrópicas.
A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso a medicamentos, especialmente para a população em situação de vulnerabilidade social e pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A operação será realizada com base em princípios rigorosos de governança, rastreabilidade e compliance, garantindo total segurança e transparência no processo.
Segundo a FEMIPA, a parceria representa um avanço importante para o fortalecimento das instituições beneficentes do Paraná. “Ao criarmos uma rota estruturada e confiável para o recebimento de doações de medicamentos, estamos reduzindo custos assistenciais e contribuindo para a que a população tenha acesso a medicamentos, por meio das nossas instituições que são os Hospitais Filantrópicos do Paraná”, afirmou o Dr Charles London. presidente da FEMIPA.
Projeto de doação de medicamentos
O projeto da PROREDE3 visa combater o desperdício de medicamentos. Quando a data de validade é menor do que um ano, as indústrias passam a ter dificuldade em distribuí-los, já que dificilmente são absorvidos pelos canais convencionais. Mesmo que os pontos de vendas não comprem produtos com menos de um ano para o vencimento, os produtos ainda estão em ótima condições para o consumo e dentro do prazo de validade.
Para este descarte, conforme estabelecido pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 306 da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa, 2004) e na Resolução Nº 358, editada pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama, 2005), as empresas têm que prever local para armazenamento e para descarte deles.
Além do investimento financeiro para cumprir a resolução e o desperdício envolvido, o descarte, realizado por meio de incineração, gera impacto ao meio ambiente.
Sensíveis a esse apelo e cientes de sua responsabilidade perante a sociedade, os laboratórios farmacêuticos se juntaram ao Prorede para dar um uso mais nobre para esses medicamentos. Assim, ao invés do caminho usual praticado pela indústria, esses produtos são destinados à população carente atendida pelas instituições de saúde parceiras do projeto.
Em menos de 2 anos, foram doadas 39.763 embalagens de medicamentos, beneficiando 38.517 pessoas e evitando a emissão de 744 Kg CO2. Foram beneficiadas 38 instituições em 30 municípios de 14 Estados diferentes. No Paraná já estão cadastrados ao programa os hospitais Pequeno Cotolengo, Sociedade Beneficente São Camilo, Hospital Regional de Caridade Nossa Senhora Aparecida, Hospital Cajuru, Instituto Doutor Feitosa, Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr Raul Carneiro e Santa Casa de Misericórdia de Curitiba.
Para integrar a rede de instituições receptoras basta acessar o link da PROREDE3 e realizar o cadastro necessário para habilitação no recebimento das doações.
