O secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, determinou na sexta-feira (15) que as Regionais de Saúde ofertem o medicamento oseltamivir, indicado para o tratamento da gripe, para os hospitais privados que atendem urgência e emergência no Estado. O objetivo é garantir que pacientes com quadro respiratório grave recebam o antiviral, de forma a evitar complicações e mortes. A distribuição do medicamento começa na segunda-feira.

O Estado tem um estoque de 2 milhões do oseltamivir. “O medicamento já está disponível em todas as secretarias de saúde do Paraná e nos hospitais públicos e agora passa a ser distribuído aos demais hospitais para que, a partir do diagnóstico, o tratamento seja iniciado imediatamente”, diz o secretário.

O Paraná já registrou este ano 62 casos de gripe A e duas mortes decorrentes da doença: de um morador de Astorga, no norte do Estado, em março, e de outro paranaense que adoeceu e morreu no Nordeste do país, em janeiro.

A Secretaria da Saúde está preparando materiais educativos para distribuir à população com explicações sobre como prevenir a gripe e orientações para que as pessoas com os primeiros sintomas procurem atendimento médico imediato.

A sala de situação, instalada no gabinete do secretário estadual da Saúde em Curitiba para monitorar a situação da dengue, passa agora a monitorar também os casos de gripe em todas as regiões do estado. Está agendada para a próxima quinta-feira (21) uma videoconferência com as 22 Regionais de Saúde para que os diretores e técnicos sejam orientados sobre as estratégias de enfrentamento da doença.

Fonte: AEN