Wiliam Procopio dos SantosNa manhã desta quinta-feira, 13, os participantes do 7º Seminário Femipa, que acontece em Curitiba até sexta-feira, 14, participam de uma série de palestras em três diferentes salas temáticas. O diretor de Projetos da Unimed Federação do Paraná, William Procópio dos Santos, apresentou o trabalho desenvolvido pela instituição na construção de uma plataforma para o Registro Eletrônico em Saúde (RES).

A Unimed criou um padrão que já foi entregue ao Conselho Federa de Medicina. Entre as características do RES estão o sigilo, a segurança da informação, a possibilidade de ser auditado, a perenidade e a interoperabilidade.

Na avaliação do diretor, integrar dados é complexo, porque envolve sigilo. “Hoje temos uma crítica muito grande ao modelo de Medicina, que é fracionado. Precisamos enxergar toda a história de vida das pessoas de forma longitudinal. A tecnologia está sendo usado de forma irracional, aumentando custos sem melhorar resultados. Toda a atenção está em cima da infraestrutura e estamos esquecendo o atendimento ao paciente” alertou.

Segundo Santos, o desafio é integrar os dados relevantes – diagnósticos, remédios, alergias, cirurgias realizadas – com os padrões de interoperabilidade para que os dados conversem entre si. “Esse trabalho apresentado pela Unimed é um grande acordo nacional, no qual as instituições têm papel importante, com a colaboração no fornecimento das informações”, afirmou.

Fonte: Assessoria Femipa