Apresentação

Femipa: em defesa dos hospitais filantrópicos e santas casas

A Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa), que representa 71 instituições hospitalares no Estado, foi fundada em 12 de março de 1986, por iniciativa do engenheiro Ivo Arzua Pereira.

Os hospitais afiliados à Femipa são responsáveis por mais de 50% dos atendimentos ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado e chegam a atender 70% da demanda no Estado em procedimentos de alta complexidade.

Ao longo desses anos de atuação, a Federação se tornou uma entidade representativa forte, que age em defesa de interesses comuns, contribuindo para a definição de políticas públicas e interagindo com instituições públicas e privadas que visam melhorar a saúde da população.

Missão da Femipa

Congregar e representar em âmbito estadual os interesses do setor filantrópico e sem fins lucrativos da saúde, em consonância com as diretrizes da CMB (Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas), promovendo ações para o seu desenvolvimento e capacitação, proporcionando assistência de qualidade à saúde da população.