Serviços

  • Representação política e institucional

    Para garantir a representatividade que as santas casas e hospitais afiliados buscam, a Femipa está sempre presente nas discussões dos principais órgãos. Para isso, a entidade mantém um assento nos Conselhos Municipal e Estadual de Saúde, participa ativamente das deliberações da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB) e outros organismos ligados à Saúde no Estado.

    Além disso, a Federação é membro da Confederação Internacional das Misericórdias (CIM), da diretoria da CMB, do Conselho Estadual de Saúde do Paraná (CES), do Conselho Municipal de Saúde de Curitiba e integra o Instituto Paranaense de Acreditação em Serviços de Saúde (IPASS).

  • Assessoria jurídica especializada

    A Femipa mantém, desde o início de suas atividades, uma assessoria jurídica que dá suporte à diretoria da Federação e aos hospitais afiliados com relação a questões jurídicas. Além disso, o departamento jurídico também tem por objetivo esclarecer dúvidas e prestar informações que se encontrem dentro de seu escopo de trabalho e autorização.

    Cabe à assessoria, ainda, elaborar pareceres a respeito de assuntos de relevância para a Federação e seus afiliados. Esses pareceres são disponibilizados no site da Femipa, na aba “Jurídico”, e também no boletim semanal online enviado aos afiliados. A assessoria jurídica também é responsável por acompanhar a edição de resoluções, medidas provisórias, Leis, jurisprudências e demais instrumentos jurídicos relativos ao setor filantrópico e hospitalar, que possam influenciar no bom funcionamento da Federação e seus afiliados.

    O contato para consulta jurídica é o advogado Lincoln Magalhães, pelo e-mail  lincoln.magalhaes@aebel.org.br

  • Capacitação

    Os cursos promovidos pela Femipa atendem às necessidades de formação e treinamento dos profissionais que atuam nas instituições hospitalares e, em alguns casos, são abertos a hospitais não afiliados.  Além disso, com o objetivo de estimular novos negócios, o debate de temas relevantes para o setor e a troca de experiências, a Femipa promove eventos como o Seminário Femipa.

  • Assessoria técnica

    Por meio da assessoria técnica da Femipa, os afiliados têm acesso a informações sobre pagamentos do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), bem como esclarecimento de procedimentos administrativos junto aos órgãos do governo e CMB, relatórios do setor, indicadores, entre outros assuntos.

    Sempre que necessitarem, os dirigentes dos hospitais podem entrar em contato com a Federação pelo e-mail pelo telefone (41) 3027-5036.