O Brasil tem cerca de 37,7 milhões de pessoas idosas (com 60 anos ou mais), segundo pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgada no final de 2021. Com o crescente aumento dessa faixa etária, é preciso ampliar o acesso à informação sobre os cuidados com a saúde para a melhora na qualidade de vida.

Com essa motivação, a médica cardiologista Flora Melek e pela farmacêutica Karina Krasinski conduzem atendimentos voltados a pacientes idosos, no Departamento de Ensino e Pesquisa do Hospital Angelina Caron (HAC), em Campina Grande do Sul, na Grande Curitiba.

“O atendimento abrange vários aspectos de cuidado que esses pacientes necessitam, mostrando como é possível facilitar a vida do idoso e aumentar a qualidade de vida com ações simples. Desde o final do ano, realizamos os atendimentos todas as sextas-feiras pela manhã, no ambulatório. Temos boa repercussão no público-alvo, para um melhor controle clínico e compromisso do doente com seu tratamento. Também contamos com apoio dos médicos residentes”, conta Karina.

As dúvidas mais frequentes dos pacientes são sobre seus tratamentos. “Eles nos perguntam muito sobre a duração e a função dos medicamentos. Com a atenção farmacêutica realizada pela Karina, podemos sanar as dificuldades na aderência ao uso das medicações. Também fazemos orientações diretas ao paciente e familiares quanto às receitas médicas prescritas, além de reuniões mensais com os idosos e seus familiares, para inserir na família a necessidade do cuidado específico para esta fase mais complexa da vida”, detalha Flora.

A iniciativa faz parte da ampliação do atendimento do Departamento de Ensino e Pesquisa do HAC. Os profissionais envolvidos no projeto realizam atendimento médico com a atenção farmacêutica, que também oferece amostras grátis de alguns medicamentos quando o paciente tem dificuldade de comprar. Além disso, existe material para orientação de pacientes e acompanhantes que indicam como comprar fraldas geriátricas a preço popular (o que é garantido pela Lei 5986/2016).

“Em geral, eles sofrem de glicemia alta, hipertensão, diabetes e não entendem exatamente a gravidade da doença ou as consequências de não levar a sério o tratamento. Dessa forma, nós explicamos de maneira mais simples, com exemplos que geram identificação e ainda trabalhamos com cartilhas bem visuais para ajudá-los a memorizar”, reforça Karina.

Segundo a cardiologista, muitos dos pacientes atendidos têm baixa escolaridade, o que gera dúvidas de interpretação com relação à prescrição de remédios. “É comum eles trocarem a hora dos medicamentos, confundirem embalagens e não realizarem o tratamento corretamente. Por isso, incluímos também este esclarecimento, com identificação das embalagens, doação de caixinhas de medicamentos e o que mais for necessário.”

Além disso, o DEP realiza aulas mensais para pacientes e cuidadores de idosos, às sextas-feiras, com o tema “Estilo de vida saudável: Orientações ao paciente”. As próximas aulas serão nos dias 11 de fevereiro, 11 de março, 22 de abril, 20 de maio e 17 de junho.

Sobre o Hospital Angelina Caron

O Hospital Angelina Caron tem como missão atender plenamente os seus mais diversos públicos, de forma igualitária, humanizada e integral. Localizada ao lado de Curitiba, em Campina Grande do Sul, a instituição é um centro médico-hospitalar de referência no Sul do Brasil. Tem como pilares os mais rigorosos princípios éticos e o compromisso social, além de 38 anos de tradição para oferecer a melhor promoção em saúde e possibilitar a retomada da qualidade de vida. O HAC realiza mais de 400 mil atendimentos por ano em pacientes de todo o país, incluindo particulares e por convênios, sendo um dos maiores parceiros do SUS no Estado. Com investimentos frequentes em tecnologia e equipamentos de última geração, o hospital atua em todas as vertentes da medicina, conta com Serviço de Transplantes de Órgãos reconhecido internacionalmente e é um centro tradicional de fomento ao ensino e à pesquisa.

Fonte: Hospital Angelina Caron