sabenA Sociedade Árabe de Beneficência do Paraná (Saben) inicia oficialmente nesta quinta-feira (22) as atividades do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital de Beneficência Árabe do Paraná. Antes mesmo do começo das obras do novo hospital, previstas para o final deste ano, a Saben começará a investir em pesquisas médicas, a exemplo do que já é feito pelo Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. O início das atividades do novo instituto será marcado por uma palestra do Dr. Raul Cutait, fundador do Instituto de Ensino e Pesquisa do Sírio Libanês, que vem especialmente a Curitiba para falar sobre “A importância da filantropia na área de saúde”, com foco em pesquisa e ensino.

Segundo o presidente da Saben, Dr. Rached Hajar Traya, a pesquisa é essencial para que o Hospital de Beneficência Árabe do Paraná seja um hospital de excelência e vanguarda. Por isso, as atividades do Instituto de Ensino e Pesquisa começam antes mesmo da construção do hospital. “O Instituto também permitirá a formação de novos talentos. Vamos criar um núcleo de Ensino para a formação de recursos humanos, sobretudo na área de serviços”, explica Traya.

Por meio do seu Instituto, o Hospital de Beneficência Árabe do Paraná também manterá uma agenda de intercâmbio com o Sírio Libanês na busca do mesmo padrão de excelência e referência em diversas áreas. “Esse Instituto vai qualificar o nosso hospital. Esse olhar para o futuro criará um novo pensamento crítico e nos apontará para novos paradigmas na área médico-hospitalar”, destaca o presidente da Saben.

O Instituto servirá, ainda, como base para captação de recursos para o novo hospital. “Os benefícios disso para Curitiba e o Paraná são imensuráveis! O hospital nasce e vai crescer com esta vocação, de estar sempre buscando a vanguarda médica que vem da pesquisa e do ensino de qualidade, focado na saúde dos pacientes”, completa Traya.

O evento de lançamento do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital de Beneficência Árabe do Paraná será realizado às 19h30 desta quinta-feira (22), no Hotel Bourbon, em Curitiba.

Fonte: NQM