Para dar início à programação do 6º Encontro de Assessores de Comunicação da Femipa, Johnny Leal, professor da Aldeia Coworking e influenciador digital, falou aos participantes sobre “Youtube: cenário atual e tendências de formatos de conteúdo”. Desde 2013, ele b=vem se especializando em desenvolvimento humano e sempre teve vontade de trabalhar para ajudar as pessoas. Foi aí que surgiu a ideia de criar um canal no Youtube, o Inferno Astral, que, atualmente, tem mais de 600 mil inscritos e trata de Astrologia com uma pitada de humor.

Segundo ele, para se alcançar uma boa visibilidade na plataforma, é preciso pensar em quatro C’s: consumidor, conteúdo, colab (parceria com outros canais) e constância. Leal disse, ainda, que é importante ter em mente que não é o Youtube que dita as tendências, mas, sim, os youtubers, aqueles que publicam os vídeos. “Não importa o assunto; se fizer para consumidor certo e de uma forma bem feita, é possível engajar na internet”, garantiu.

O professor também afirmou que é impossível falar de Youtube sem falar de outras redes sociais, já que outras mídias podem ajudar a difundir o conteúdo em vídeo. “Muitos dizem que é melhor trabalhar no máximo com duas plataformas, mas não é bem assim, porque muita gente usa diversas plataformas. Hoje, o Instagram, por exemplo, é a grande rede em ascensão, e precisamos aproveitar tudo isso”, enfatizou.

Para o planejamento, Leal sugere que a empresa tenha estofo, ou seja, conteúdo sobrando para ter constância, pois dar início a um canal e postar um vídeo só pode não gerar engajamento e inscrições. Sobre o tempo de gravação, ele ressaltou que o vídeo não pode ser longo, e apostou que até sete minutos é suficiente. “Vídeo longo faz a pessoa perder a linha de raciocínio”, reforçou.

Outro ponto importante é com relação ao SEO (Search Engine Optimization), que utiliza palavras-chaves como estratégia para alcançar melhores resultados nas buscas do Google. Para isso, o influenciador destaca que o título do vídeo é fundamental, e que usar palavras relevantes para título, descrição e tags ajuda a fortalecer a visualização.

Quando questionado pelos participantes do encontro sobre como fazer as pessoas se inscreverem no canal, Leal garantiu: “realmente o melhor caminho é pedir no vídeo para a pessoa se inscrever. Um dos fatores é quando o espectador quer ver o que acontece a seguir, as próximas produções. Se o vídeo fechar ali e não tiver mais nada em seguida, se a identidade visual não estiver alinhada com o que está sendo feito ou com a proposta do canal etc, isso não gera engajamento. Compartilhar nas demais redes também ajuda”.

Por fim, o professor acrescentou que é fundamental entender o comportamento do público e as mudanças que vão acontecendo ao longo do tempo. “É tudo sobre quem assiste o canal. Não é o Youtube que faz as coisas, mas justamente o inverso, quem está assistindo, quem está interagindo. Não sabemos como será daqui a três anos, e isso vai depender de como as pessoas estiverem lá. O público está cada vez mais jovem, mais precoce, mais imediatista. Por isso, ficar ligado no modo como as pessoas estão se comportando é fundamental”, completou.

Abertura

Antes de a palestra começar, o presidente da Femipa, Flaviano Feu Ventorim, deu as boas-vindas aos presentes, e afirmou que as assessorias de Comunicação são imprescindíveis para os hospitais, pois fazem a ponte entre o hospital, a imprensa e a comunidade.

“É a partir da comunicação com a sociedade que as pessoas vão se sentir instigadas a participar do hospital. Além disso, é um desafio diário, pois a comunicação tem que ser rápida e objetiva para discutir esses assuntos pertinentes. Por isso, esses profissionais são tão importantes, pois são eles que têm o dever de mostrar a importância das instituições, as histórias de vitória etc. Que esses encontros possam continuar acontecendo para trazer ainda mais avanços para todos”, disse.

Site Saúde Debate

O encontro serviu também para apresentar aos participantes o site Saúde Debate, que foi lançado em fevereiro com o propósito de servir como fonte de informação especializada e de qualidade para a imprensa e a sociedade como um todo. A página, que é formada por um grupo de profissionais de comunicação e de Saúde, é independente, mas tem o apoio de diversas instituições, entre elas a Femipa.

Jossânia Veloso e Quitéria Neves, duas das idealizadoras do site Saúde Debate, estiveram no 6º Encontro de Assessores de Comunicação da Femipa, e ressaltaram que o objetivo do site é “passar informações relevantes, sem distorção, com conteúdo aprofundado, dando, assim, visibilidade à Saúde e proporcionando espaço para debate. É um projeto que quer crescer. Queremos fomentar discussões, queremos ser ponte entre conhecimento técnico, o profissional de imprensa e a população. Queremos ser um canal para melhorar a informação da saúde”.

Fonte: Assessoria de imprensa Femipa - Interact Comunicação - Maureen Bertol