A Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa) premiou durante o 12º Seminário Femipa os vencedores no 1º Prêmio Femipa de Jornalismo em Gestão da Saúde, que foi criado em 2018 para reconhecer a excelência e estimular a cobertura jornalística de qualidade relacionada à gestão da saúde no Estado do Paraná. Dez trabalhos foram inscritos no total, sendo cinco na categoria Televisão, três na categoria Rádio, um na categoria Impresso e um na categoria Internet.

Confira os vencedores:

Rádio

1º LUGAR
VEÍCULO: Rádio Cultura Fm 94,3 Mhz – Guarapuava/Paraná.
NOME DO JORNALISTA: Cléber Moletta Gomes
DATA DE VEICULAÇÃO: Entre os dias 21 e 25 de janeiro de 2019 (cinco reportagens, uma em cada dia).

RESUMO DA REPORTAGEM: Em Guarapuava são dois hospitais filantrópicos. São Vicente de Paulo e Santa Tereza respondem por praticamente todo atendimento pelo SUS, pois não existe hospital público na cidade e região. Também são as duas casas hospitalares que asseguram boa parte do atendimento de convênios e particulares. As cinco reportagens da série buscaram explicar aos ouvintes como essas instituições são financiadas, porque frequentemente enfrentam problemas financeiros, como planejam a oferta de serviços, que medidas realizam para tornar-se mais eficientes – considerando o déficit deixado pelo SUS, dentre outros temas. Também abordamos como o hospital São Vicente se recuperou de uma grave crise financeira em 2011 e quais ações o Santa Tereza/Instituto Virmond está realizando atualmente para superar um problema financeiro grave. O caso Santa Tereza, aliás, foi o motivador para realizarmos a reportagem no início desse ano, já que o fechamento de um dos setores do hospital – pela saída de alguns médicos que estavam sem receber – recolocou o tema na pauta da cidade, despertando interesse da população sobre o tema. Além da cobertura factual, focada na administração do Santa Tereza, buscou-se ampliar abordagem e oferecer uma compreensão mais ampla sobre o funcionamento e a gestão dos hospitais.

http://centralcultura.com.br/serie-de-reportagens-aborda-a-gestao-dos-hospitais-filantropicos

 

2º LUGAR
Veículo: Rádio Bons Ventos 107,3 FM – Goiânia (GO)
NOME DO JORNALISTA: Costa Júnior – COAUTOR: Allan David
DATA DE VEICULAÇÃO: 31/01/2019

RESUMO DA REPORTAGEM: Conteúdo noticioso faz um panorama dos transplantes renais no Brasil e leva, como exemplo positivo, a gestão feita pela Santa Casa de Curitiba para esse tipo de cirurgia. O hospital filantrópico, apesar das dificuldades econômicas, mais do que dobrou o número de transplantes de 2017 para 2018. As 34 cirurgias feitas pela unidade no ano passado representaram uma proporção superior a 20% de todos os transplantes do tipo realizados em Goiás no mesmo período.

https://soundcloud.com/user-71883681/reportagem-transplantes-renais

 

3º LUGAR
VEÍCULO: BandNews FM Curitiba
NOME DO JORNALISTA: Ana Flavia da Silva
DATA DE VEICULAÇÃO: 26/10/2018

RESUMO DA REPORTAGEM: O Hospital Pequeno Príncipe, referência no atendimento pediátrico no país, celebrou 99 anos em 2018. A reportagem conta essa história, marcada pela dedicação dos gestores, por meio de outras tantas histórias que compõem a trajetória do complexo.

https://bandnewsfmcuritiba.com/hospital-pequeno-principe-comemora-99-anos-de-existencia/

 

TV

1º LUGAR
Veículo: TV Mais Apucarana
NOME DO JORNALISTA: Meri Angela Pichelli
DATA DE VEICULAÇÃO: 17 de maio de 2018

RESUMO DA REPORTAGEM: Programa Lente Aberta – Banco de Leite Humano, uma realidade que poucos conhecem. O Programa Lente Aberta foi acompanhar o trabalho realizado pelo Banco de Leite Humano do Hospital da Providência em Apucarana/PR. Através dos serviços prestados pelo Banco de Leite e doação de leite humano, os bebês internados na UTI Neonatal e unidades de cuidados intermediários do Hospital Materno Infantil ganham nutrientes necessários para seu desenvolvimento. Na matéria veremos depoimentos de mamães que doam e também das que recebem o leite materno e ainda a parceria com o Corpo de Bombeiros de Apucarana, que realiza a coleta e transporte de doações.

https://youtu.be/1efpQ9HnoH4

2º LUGAR
Veículo: RICTV – RecordTV
NOME DO JORNALISTA: Thais Travençoli
EQUIPE: Dionei Santos – Rep. Cinematográfico, Fabiana Genestra – Produção, Vagner Antonello – Editor de Imagem, Ana Paula Cornel – Editora de texto e Mayara Locatelli – Editora de texto.

DATA DE VEICULAÇÃO: de 17 a 21/12/2018.

RESUMO DA REPORTAGEM: O Hospital de Clínicas está há 60 anos atendendo a população de todo Paraná e se transformou terceiro maior hospital universitário do país. A instituição, que é 100% Sistema Único de Saúde, atende 35 mil pessoas por mês. O hospital abriu as portas para a equipe da RICTV | Record TV conhecer todos os detalhes que fazem acontecer os atendimentos. Além de ser referência em diversas especialidades, o HC também é escola. Ele tem a função de treinar os alunos de medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O programa de residência conta com 59 especialidades e um total de 306 médicos residentes. O HC foi o primeiro hospital a realizar o transplante de medula óssea da América Latina e hoje é referência no setor de transplantes. Até hoje mais de cinco mil transplantes já foram realizados. Entre  eles estão medula óssea, córnea, hepático e entre outros. O hospital de clínicas é referência também no centro cirúrgico. Por mês pelo menos mil cirurgias acontecem no local. A estrutura do Complexo também conta com a Maternidade Victor Ferreira do Amaral, referência em partos humanizados em Curitiba e que também une educação, pesquisa e atendimento médico especializado nas mais diversas áreas. Nesta série de 5 reportagens, a equipe da RICTV mergulhou neste universo e traça o perfil deste grande hospital escola, que se mantém e se moderniza, também com o auxílio de voluntários, colaboradores e doadores, como os Amigos do HC e o Mega Mania.

https://pr.ricmais.com.br/saude/noticias/serie-complexo-hospital-de-clinicas-parana#gref

 

3º LUGAR
Veículo RPC Noroeste
NOME DO JORNALISTA: Wesley Bischoff
DATA DE VEICULAÇÂO: 24/01/2019

RESUMO DA REPORTAGEM:

A maternidade do Hospital Norospar de Umuarama, no noroeste do Estado, precisava de alguma solução para levantar as doações de leite materno. A quantidade de leite disponível no estoque já estava abaixo do necessário para o número de leitos. Procurando cases pelo Paraná, a gestão do Hospital encontrou o apoio do Corpo de Bombeiros que auxiliavam no trabalho de coleta de doações na cidade de Toledo, região de Cascavel. Em outubro de 2018, a gestão da maternidade encaminhou um ofício ao Corpo de Bombeiros de Umuarama solicitando apoio para a coleta de doações de leite. A justificativa do Hospital é que o auxílio também é um serviço de proteção à vida. A proposta foi aceita pelos Bombeiros, que iniciaram o projeto na cidade. Três meses depois, o índice de doação de leite materno cresceu bastante na maternidade e retirou o estoque do vermelho. Hoje o Corpo de Bombeiros auxilia na coleta de leite, com a entrega de materiais e busca de potes com doações, de uma a duas vezes por semana. Isso tem ajudado a salvar vidas de bebês que estão internados na UTI Neonatal da maternidade do Hospital Norospar.

https://globoplay.globo.com/v/7325316/programa/

 

  • No caso da categoria Impresso, a jornalista Patrícia Vieira Rodrigues, do jornal Indústria e Comércio, que foi a única inscrita, vai receber uma menção honrosa pela reportagem produzida, pelo interesse em participar do prêmio e por ter dado espaço para pauta do setor hospitalar (clique aqui para ler a reportagem).