17.08 2Criadas principalmente para prestar assistência médica às pessoas mais necessitadas, as Santas Casas sempre exerceram a piedade e compaixão, desde meados de 1540, quando chegaram ao Brasil. Atualmente, elas fazem parte dos 2100 hospitais sem fins lucrativos que atuam na saúde do Brasil, especialmente por meio de convênio junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).

As Santas Casas têm enfrentado diversos problemas financeiros, que se agravam com a atual crise pela qual o País está passando. O déficit motivou a criação e realização do Movimento Acesso à Saúde, que chamou a atenção da população, autoridades e parlamentares para a situação em que se encontra a maior rede hospitalar do Brasil e maior parceira do SUS.

Graças ao trabalho e mobilização dos colaboradores e dirigentes das Santas Casas é que o Movimento alcançou seu objetivo de expor as necessidades do Setor Filantrópico, apresentando seus pleitos, inclusive à Presidente da República!

Hoje, o Setor Filantrópico é responsável por mais de 50% do atendimento ao SUS, 60% das internações e dos tratamentos de câncer e é a única unidade de saúde em muitos municípios de até 30 mil habitantes. Neste dia 15 de agosto, Dia Nacional das Santas Casas, a CMB faz questão de homenagear e celebrar essas instituições que atendem sua missão e não deixam que mesmo as dificuldades as impeçam de prestar um atendimento de qualidade a toda a população que delas necessitam.

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB