O 2º Prêmio Inova Saúde Paraná, que ocorreu simultaneamente à 3ª Mostra Paranaense de Projetos de Pesquisa para o SUS, premiou nesta sexta-feira (28) os trabalhos que mais se destacaram em apresentar soluções de melhorias na saúde pública. Dos 490 trabalhos inscritos, 18 foram premiados em seis eixos temáticos, sendo que 17 são paranaenses e cinco são servidores estaduais de saúde. Rosita Marcia Wilner, superintendente da Femipa, participou da comissão julgadora do 2º Prêmio Inova Saúde Paraná e 3ª Mostra Paranaense de Projetos de Pesquisa para o SUS.

A Mostra é uma parceria do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Inesco) com a Escola de Saúde Pública do Paraná, unidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e o Prêmio é uma iniciativa da Fomento Paraná, Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (FUNEAS), Companhia Paranaense de Gás (Compagas) e Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

“Esta iniciativa mostra nossa preocupação com a saúde do paranaense. Os quase 500 trabalhos que foram apresentados, com certeza nos ajudarão a fazermos com que o SUS seja ainda melhor”, destacou o secretário de estado da Saúde em exercício, Sezifredo Paz.

Em cada um dos seis eixos (Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, Políticas Públicas de Saúde e Redes de Atenção à Saúde, Vigilância em Saúde, Tecnologia de Informação e Comunicação em Saúde, Planejamento e Gestão em Saúde e Formação em Saúde e Integração Ensino Serviço Comunidade), os três primeiros colocados receberam medalha relativa ao seu desempenho.

DOSE DUPLA – Felipe Assan Remondi, farmacêutico da Regional de Saúde de Londrina, recebeu o primeiro lugar nas categorias Políticas Públicas de Saúde e Redes de Atenção à Saúde e Planejamento e Gestão em Saúde. Para ele, ambos os trabalhos só foram possíveis graças ao apoio da Secretaria de Estado da Saúde e ao serviço desenvolvido pelos profissionais que atuam nas Regionais de Saúde.

O primeiro trabalho tem como tema a organização farmacêutica. “Ele propõe o apoio dos municípios para a estruturação da assistência farmacêutica, trazendo um olhar de regionalização para que eles possam se organizar e superar desafios que são comuns a todos”, afirmou Remondi.

Já o outro está relacionado à logística de medicamentos da sessão de insumos. “Nós realizamos o mapeamento de todos os processos da sessão, a otimização destes processos e a introdução de técnicas gerenciais baseadas na gestão de processos do negócio e, assim, pudemos definir indicadores de qualidade e superarmos as dificuldades existentes”, reiterou o farmacêutico.

VIGILÂNCIA – Luciane de Lima, farmacêutica e chefe da Vigilância Sanitária de Produtos, foi premiada com um projeto que estuda a qualidade da vigilância no serviço público. A farmacêutica conta que tudo começou com a fiscalização de fabricantes de medicamentos, insumos e produtos para a saúde e aos poucos foi se expandindo para outras áreas.

“Este trabalho vem sendo desenvolvido desde 2012. Desde a oficialização da nossa Unidade de Qualidade, estamos estruturando procedimentos e documentos para harmonizar as atividades de inspeção”, afirmou Luciana, que reconhece ser esta uma realização feita em várias mãos. “É incrível como este prêmio mostra o reconhecimento de toda a equipe do Centro Estadual de Vigilância Sanitária. Nós viemos aqui pensando que íamos apenas compartilhar uma boa experiência. Voltar para casa com um prêmio mostra que estamos no caminho certo”, salientou

INFORMAÇÃO – Professor e pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, André Pereira Neto recebeu o primeiro lugar na categoria Tecnologia de Informação e Comunicação em Saúde com um projeto que estuda a qualidade da informação nos sites de saúde.

A pesquisa estudou cerca de 20 sites com conteúdo sobre dengue, tuberculose e aleitamento materno, tanto de entidades públicas quanto de empresas e cidadãos e, segundo o professor, a qualidade da informação nem sempre é a melhor.

“A informação se obtém, sobretudo, na internet. Isso vale para qualquer assunto, inclusive a saúde. O grande problema é que esta informação nem sempre é de qualidade. Nosso objetivo com este projeto é melhorar a qualidade da informação que os sites das entidades de saúde, pois isso favorece o autocuidado, a adesão a tratamentos e a diminuição da mortalidade”, esclareceu Neto.

A pesquisa pontuou, ainda, os sites com as melhores fontes de informação e, entre eles, um dos primeiros é o da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná. “Nem todos os gestores dão a importância que a informação de saúde na internet realmente tem. Dos mais de cinco mil municípios do país, por exemplo, menos de dez possuem sites específicos para tuberculose. Precisamos que esta realidade mude pois assim como a saúde, a informação é algo prioritário na vida do cidadão”, salientou o pesquisador.

Veja a lista completa dos vencedores

Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde

1º lugar: Condutas Básicas Frente ao Princípio de Incêndio: relato de experiência de uma estação educativa.
Autor: Ana Carolina Simões Pereira

2º lugar: Práticas de Educação Permanente na Qualificação das Coordenações Municipais de Saúde do Idoso da 16ª RS (Apucarana – PR).
Autor: Ângela Maria Mioli Blanski

3º lugar: Impactos da Implantação Estratégica Inovadora de Matriciamento em Pré-Natal na APS.
Autor: Regina Maria Gonçalves Dias

Políticas Públicas de Saúde e Redes de Atenção à Saúde

1º lugar: Gestão Integrada da Assistência Farmacêutica no Âmbito de uma Região de Saúde: estratégias e experiências para garantia do acesso, integralidade e uso racional de medicamentos no SUS.
Autor: Felipe Assan Remondi

2º lugar: A Inserção da Terapia Comunitária na Estratégia Saúde da Farmácia no Município de Novo Itacolomi – PR, da 16ª RS / Apucarana: maior inclusão e autonomia.
Autor: Ângela Maria Mioli Blanski

3º lugar: A Psicologia no SAMU – 192: uma experiência da residência multiprofissional em urgência e emergência.
Autor: Manuela Pimentel Leite

Vigilância em Saúde

1º lugar: Sífilis Congênita 2016: caracterização materna de um município do norte do Paraná.
Autor: Enedina Beatriz Misael

2º lugar: Tentativa de Suicídio e Suicídio por Agentes Químicos: contribuição dos sistemas de informação em saúde para políticas públicas de saúde.
Autor: Patrícia Suguyama

3º lugar: Gestão da Qualidade no Serviço Público: implementação e consolidação na vigilância sanitária do estado do Paraná.
Autor: Luciane O. de Lima

Tecnologia de Informação e Comunicação em Saúde 

1º lugar: Qualidade da Informação na Gestão em Saúde: o caso dos sites das CIBS.
Autor: André Pereira Neto

2º lugar: Proposta de Desenvolvimento de um Sistema de Informação para Gestão de Fluxo de Pacientes.
Autor: Dagmar W. Viturini

3º lugar: Ferramentas Tecnológicas no Ensino da Biosegurança em Curso da Área de Saúde: revisão de literatura.
Autor: Ana Caroline Caciola

Planejamento e Gestão em Saúde

1º lugar: Mapeamento, Otimização e Gerenciamento de Processos Logísticos de Medicamentos e Insumos Estratégicos no SUS: inovação para garantia da qualidade e eficiência no setor público.
Autor: Felipe Assan Remondi

2º lugar: Relato de Experiência: aplicação da telemedicina no atendimento do infarto agudo do miocárdio nas UPAS de Curitiba.
Autor: Emerson Wolaniuk

3º lugar: Micropolítica do Trabalho na Saúde Coletiva: diagnóstico organizacional de dispositivos da atenção primária de Foz do Iguaçu.
Autor: Carlos Guilherme Meister Arenkart

Formação em Saúde e Integração Ensino Serviço Comunidade

1º lugar: Você se Comportou Hoje? Considerações sobre o diagnóstico infantil de TDAH em uma unidade de saúde.
Autor: Maria Lúcia Mantovanilli Ortolan

2º lugar: Ações Interdisciplinares de Cuidados em Saúde no Grupo de Insulinodependentes em uma Unidade Básica de Saúde de Apucarana – PR: um relato de experiência.
Autor: Aline Aparecida Lima

3º lugar: Sintonia do Método da Pesquisa – Ação com as Políticas de Educação Permanente em Saúde Propostas pela Saúde.
Autor: Vanessa Bertoglia C. A. Oliveira

Fonte: Sesa