Auditoria-Geral do Sistema Único de Saúde (AudSUS) inseriu duas atividades autogestionadas para integrar a etapa nacional da 17ª Conferência Nacional de Saúde. Essas são atividades de caráter não deliberativo, de responsabilidade de organizações e instituições interessadas, sem concorrer com a programação oficial e cujos critérios de realização serão definidos pela Comissão Organizadora em instrumento próprio. O evento nacional, considerado um dos mais importantes no âmbito da saúde no país, será realizado entre os dias 2 e 5 de julho de 2023, em Brasília (DF).

A primeira está agendada para o dia 2 de julho, primeiro dia da conferência, com o tema ‘Promoção da ética e integridade para a qualidade das auditorias do SUS e agregação de valor às políticas de saúde’ e foi proposta pelo órgão por meio da Coordenação-Geral de Avaliação, Qualidade e Auditorias Especiais da AudSUS. A segunda atividade está programada para o dia 4 de julho, com o tema ‘A auditoria em defesa da garantia dos direitos da saúde dos cidadãos, do SUS, da vida e da democracia’.

O diretor da Auditoria-Geral do SUS, Alexandre Alves Rodrigues, destacou a importância dessas iniciativas para o aprimoramento e fortalecimento do Sistema Nacional de Auditoria, bem como do sistema de saúde brasileiro. “A presença das atividades autogestionadas na programação da 17ª Conferência Nacional de Saúde oferece uma oportunidade valiosa para troca de conhecimento, debates enriquecedores e a construção de soluções conjuntas para os desafios enfrentados na área da saúde”, afirmou.

AudSUS 

A Auditoria-Geral do Sistema Único de Saúde, componente federal do Sistema Nacional de Auditoria no âmbito do SUS (SNA), é responsável pela auditoria interna do SUS, mediante avaliação independente e objetiva das políticas públicas de saúde e a aplicação dos recursos federais executados.

Fonte: Ministério da Saúde