Com o tema “Ouvindo as vozes da saúde hospitalar do país. Sensibilizar é preciso”, o 21º Congresso da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp), que acontece de 24 a 27 de abril em Campinas, aponta as perspectivas da saúde pública no Estado e no País com o objetivo de discutir soluções para os diversos desafios do setor filantrópico.

Segundo o diretor-presidente da Fehosp, Edson Rogatti, o evento é um importante espaço para que os profissionais exponham suas experiências e possam conjugar alternativas. “Sabemos das dificuldades que a assistência filantrópica enfrenta, mas não podemos ficar parados. Precisamos buscar permanentemente viabilizar uma saúde pública de qualidade”, afirma.

Atualmente, os hospitais filantrópicos respondem por 50,26% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado de São Paulo, realizando quase 1,3 milhão de internações, representando 50,78% das internações. “Vale lembrar que 81% das entidades estão no interior do Estado, onde em 56% dos casos é o único hospital do município, senão da região”, explica o diretor-presidente da Fehosp.

E, considerando toda essa representatividade, continua ele, é fundamental uma interação cada vez maior com as autoridades governamentais. “A aproximação do setor com o Governo para alinharmos, em bases realistas, metas e objetivos, é um dos principais pontos para continuarmos nosso trabalho”, diz Rogatti. Por isso, também nesta edição, o congresso contará com representantes de órgãos como Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde.

O evento terá ainda como destaque as políticas assistenciais em dependência química, com a participação do psiquiatra Ronaldo Laranjeira, do assessor da Procuradoria-Geral de Justiça de São Paulo, Reynaldo Mapelli Júnior, entre outros especialistas, além de temas como saúde do idoso, contratualização, novas tecnologias da informação e diversos assuntos de interesse dos profissionais de saúde. Ao final do congresso, a Fehosp entregará também um documento do setor para as autoridades presentes, entre elas, representantes do Governo do Estado de São Paulo.

Fonte: CMB