O 29º Congresso das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos se aproxima. Oportunidade de reunir governo, dirigentes, setor privado e entidades públicas e filantrópicas num amplo debate acerca das Misericórdias e da saúde pública no país. A CMB tem buscado a palavra dos representantes das federações filantrópicas que compõem o evento, como Hilário Dalmann, presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Santa Catarina (Fehosc). O dirigente chama atenção para os temas das palestras do evento e o encontro com os parlamentares. O Congresso ocorre de 13 a 15 de agosto, em Brasília. A programação e as inscrições estão disponíveis em www.cmb.org.br/congresso.

Dalmann fala da importância da participação dos dirigentes do Estado de Santa Catarina em mais uma edição do Congresso Nacional das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas. “É valiosa para a sobrevivência e crescimento das nossas instituições”. Ele vê o evento como um momento estratégico de mobilização de todo o segmento.

O dirigente catarinense também parabeniza os organizadores, destaca a relevância dos temas das palestras e pede para que os representantes utilizem ao máximo esse momento de interação para esclarecer dúvidas diretamente com as autoridades governamentais, principalmente sobre a continuidade da operação do SUS na visão do novo Governo Federal com relação à gestão da saúde pública. “Em especial destaco também a importância do encontro que haverá com os parlamentares, de modo que os representantes filantrópicos possam esclarecer e solicitar seus pedidos de emenda e diversos tipos de ajuda a essas entidades que lutam tanto no dia a dia para cumprir de forma digna sua missão”, completa

O presidente também lembra que, se não fosse a rede das unidades hospitalares filantrópicas, sustentadas em boa parte pelas próprias comunidades, a população praticamente não teria acesso à assistência médica hospitalar. “Esses hospitais ainda hoje respondem pela maioria dos atendimentos realizados no Estado”.

O CONGRESSO

O Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos será realizado, de 13 a 15 de agosto, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21. Com o tema central “Setor Filantrópico: Reconstruindo a Saúde com o Brasil”, o encontro tem como objetivo promover debates de interesse do setor filantrópico de saúde, em busca de atualizar conhecimentos e apresentar ferramentas adequadas para a melhoria da gestão e superação das crises do setor. Programação completa e inscrições pelo site do evento, em http://www.cmb.org.br/congresso.

Fonte: CMB