Na reta final para o 29º Congresso das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, a CMB traz a palavra de Marcos Venicius Granemann de Souza, presidente da Federação das Misericórdias e Entidades Filantrópicas do Estado do Ceará. O dirigente destaca a importância do Congresso para o atual momento das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos. O Congresso ocorre de 13 a 15 de agosto, em Brasília. A programação e as inscrições estão disponíveis em www.cmb.org.br/congresso.

O presidente da federação cearense ressalta a importância do 29° Congresso e da CMB na defesa das entidades filantrópicas. Para Marcos, a falta de políticas públicas na saúde tem sido crucial para a crise vivenciada. “Um financiamento justo, que garanta o equilíbrio econômico financeiro, não existe. Atualmente, grande parte de nossas entidades estão na dependência de ajuda da comunidade ou de bancos para conseguir garantir seu funcionamento”, e justifica: “nesta situação ficamos restritos somente à manutenção dos custos, sem condições de fazer investimentos na melhoria de nossas entidades”.

O representante cearense fala sobre a necessidade de se rever o financiamento do SUS, para que ele tenha valores justos, capazes de cobrir os custos das entidades.“Quando precisamos recorrer a bancos, ou outras fontes para garantir os atendimentos do SUS, estamos co-financiando o SUS, assumindo um papel e uma responsabilidade que é do Governo”. O presidente finaliza lembrando da importância do Congresso também para o fortalecimento da busca de condições para as entidades filantrópicas continuarem na missão de atender, com dignidade, a população.

O CONGRESSO

O Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos será realizado, de 13 a 15 de agosto, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21. Com o tema central “Setor Filantrópico: Reconstruindo a Saúde com o Brasil”, o encontro tem como objetivo promover debates de interesse do setor filantrópico de saúde, em busca de atualizar conhecimentos e apresentar ferramentas adequadas para a melhoria da gestão e superação das crises do setor. Programação completa e inscrições pelo site do evento, em http://www.cmb.org.br/congresso.

Fonte: CMB