foto 2 (3)

O 7º Seminário Femipa começou com muitos temas interessantes e relevantes para o setor filantrópico. Uma das salas temáticas do evento trouxe o assunto “Gestão empresarial na Saúde – Adequando-se para novos desafios”. Foram quatro palestrantes: Rodrigo Sato Hasegawa; Eduardo Regonha; Marcelo Torres; e Fernando L. Alberto. A primeira palestra da manhã foi a de Rodrigo Sato Hasegawa, diretor-gerente do Hoftalon Hospital de Olhos, situado em Londrina (PR). Em sua explanação, Hasegawa contou um pouco da história do hospital, que é uma entidade sem fins lucrativos, 95% dos atendimentos são SUS e atende à macroregião norte, compreendendo em torno de dois milhões de pessoas. Em seguida, o diretor falou sobre a importância do alinhamento estratégico e da gestão por processos nos hospitais.

“Vivemos no centro de uma série de pressões. Por isso, precisamos trabalhar muito bem planejamento e principalmente alinhamento da estratégia junto com os colaboradores”, explica.

O primeiro passo, segundo Hasegawa, é fazer com que todos os profissionais que atuam no hospital conheçam a estratégia da entidade, porque quem vai fazer a mudança não será diretoria; será a equipe tática, principalmente a equipe operacional. “Por isso devemos comunicar a estratégia para todos. É fundamental”, reforça.

Para fazer esse alinhamento estratégico, o diretor afirma que o hospital utiliza algumas ferramentas, como o mapa estratégico e o balanced scorecard. Com isso, é possível acompanhar as metas e o desempenho em tempo real. Além das pessoas, Rodrigo Hasegawa ressalta que é preciso, também, alinhar os processos ao planjeamento, porque, sem saber como são os processos, não é possível montar indicadores de forma consistente.

“Implementando essas coisas, o resultado chega muito rápido. Temos a dificuldade de trabalhar com o SUS, mas se investirmos nisso, essa dificuldade vai diminuir. Adequar-se para novos desafios é uma combinação de perspectivas da gestão com o objeitvo de desenvolver uma organização fex[ivel e rápida. Se conseguirmos ter esse modelo de organização, conseguiremos estar preparados para quase todos os desafios. Alguns pontos que vejo são fundamentais: gestão à vista, com paineis de indicadores; rápidas tomadas de decisão, baseadas em informações precisas; equipes de alto desempenho e/ou auto gerenciáveis; retenção e propaganção de conhecimento; pensamento de melhoria contínua. Tudo isso trará uma organização mais preparadas para novos desafios”, completa.