Você já ouvir falar em abuso psicológico contra a mulher? Sabia que trata-se de uma prática muito mais comum do que se imagina, porém negligenciada? Devido a sua importância, o Hospital Psiquiátrico de Maringá publicou, em suas redes sociais, um alerta sobre o assunto. Além disso, durante todo o mês de março, a instituição está trabalhando o tema “Saúde Mental da Mulher – É preciso falar sobre isso”.

Para se ter uma ideia do problema, o Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Defensoria Pública do Estado do Ceará revela, ao traçar o perfil das mulheres vítimas de violência que procuram ajuda, que 97,27% delas são vítimas de violência psicológica e permaneceram sem romper este ciclo por um período entre 5 a 10 anos.

CONSEQUÊNCIAS À SAÚDE
Conforme a Sociedade Brasileira de Psicologia, a violência psicológica traz consequências para a saúde física e mental das vítimas.
Pode causar problemas como depressão, ansiedade e até pensamentos suicidas.
Além desses efeitos psicológicos, também afeta o corpo, provocando alterações no sono, distúrbios alimentares, abuso do álcool e outras substâncias.

“VOCÊ ESTÁ FICANDO MALUCA”
É muito mais fácil identificar um caso de agressão física, portanto, do que o abuso psicológico, uma vez que a própria vítima não tem noção do que está acontecendo.
Frases como “você está imaginando coisas” ou “você está ficando maluca” são indícios desse tipo de violência, que procura confundir a vítima.
Vale lembrar que a violência psicológica é crime e consta no artigo 7º da Lei Maria da Penha.
O primeiro passo para romper esse ciclo de violência é ter a consciência de que ela está acontecendo procurar ajuda profissional.

Fonte: Hospital Psiquiátrico de Maringá