dhuanNa última reunião de diretoria da Femipa, no dia 18 de julho, realizada por teleconferência, os afiliados tiveram a oportunidade de conhecer os serviços ofertados pela DHUAN Comércio Exterior. Especializada no setor filantrópico, a empresa conta com a experiência de profissionais que atuam há 17 anos nesse mercado.

De acordo com o representante da DHUAN, Eros Garzuzi, a legislação garante benefícios para os hospitais que importam equipamentos como desoneração do Imposto de Importação, do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Pis, Cofins e ICMS. “A carga tributária para os filantrópicos que investem na importação é de apenas 0,03%, enquanto para outros setores chega a 30% do valor da mercadoria”, explica Garzuzi. Para conseguir os benefícios é necessário que a entidade tenha a documentação em dia e a licença sanitária válida.

Entre os serviços prestados pela DHUAN estão o transporte de mercadorias, o licenciamento dos produtos junto à Anvisa, a conferência física do equipamento e a liberação alfandegária. “A importação é burocrática, mas não é difícil”, completa.

Reunião

Além da apresentação da DHUAN, o encontro também promoveu a discussão em torno de temas como a renovação do convênio entre a Femipa e a Secretaria de Estado da Saúde para a realização de mais dois eventos de capacitação na área de trauma dentro do programa HOSPSUS; os eventos do segundo semestre – Congresso da CMB e 7º Seminário Femipa; e a abordagem aos candidatos a governo do Estado do Paraná para apresentação do caderno de propostas do segmento.

Fonte: Assessoria de Comunicação Femipa